A Sociedade Nacional de Agricultura conversou com Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café, (CNC) e membro da Academia Nacional de Agricultura da entidade, sobre o agraciado prêmio entregue a senadora Tereza Cristina (PP-MS).
A parlamentar, que também faz parte da Academia Nacional de Agricultura da SNA recebeu do Conselho Nacional do Café, o prêmio de Mérito Especial do Café. Silas Brasileiro, representando a iniciativa privada do CDPC (ABIC, ABICS, CECAFÉ, CNA E CNC), fez a entrega, na última terça-feira, dia 9.
Segundo o presidente Silas, “este reconhecimento, entregue pela oitava vez em 43 anos de história do CNC, destaca a dedicação e o trabalho incansável da senadora em prol do setor cafeeiro brasileiro durante seu mandato como ministra da Agricultura e Pecuária no governo passado”.
A entrega do Mérito Especial do Café à senadora Tereza Cristina é uma justa homenagem ao seu compromisso e à sua atuação decisiva para o desenvolvimento do setor cafeeiro no Brasil. Sua gestão no Ministério da Agricultura foi marcada por políticas que fortaleceram a agricultura nacional, beneficiando produtores de café e promovendo a sustentabilidade e a competitividade do setor.
Durante a visita, além da outorga do mérito, Silas Brasileiro aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da senadora ao Projeto de Lei 715/2023. Este importante PL dispõe sobre a compatibilidade entre o contrato de trabalho por safra e a condição de titular de benefícios sociais. “O apoio da senadora Tereza Cristina é fundamental para garantir que os trabalhadores e as trabalhadoras safristas possam exercer sua atividade com carteira formalizada, tanto no café quanto nos setores de hortifruti e outras culturas sazonais, sem perder acesso a benefícios sociais essenciais”, relatou Brasileiro.
A senadora Tereza Cristina, conhecida por seu compromisso com a agricultura brasileira, reafirmou seu apoio ao projeto e destacou a importância de garantir condições justas e dignas para os trabalhadores e trabalhadoras safristas. “Nossa prioridade é assegurar que esses trabalhadores e trabalhadoras, que são fundamentais para a produção agrícola do país, tenham seus direitos garantidos e possam trabalhar com segurança e dignidade. Além disso, nossos produtores terão segurança jurídica em suas contratações”, afirmou a senadora.
Confira abaixo no vídeo o momento solene: