Fortes chuvas no Sul prejudicam frutas e hortaliças

Embora ainda não seja possível avaliar com precisão a extensão das perdas, estima-se que as inundações levem à uma janela de oferta, podendo dificultar, inclusive, a retomada das áreas afetadas – Imagem de jcomp no Freepik
Algumas frutas e hortaliças pesquisadas pelo Hortifrúti/CEPEA vem sentindo os impactos das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul. No caso da cebola, a fronteira de Porto Xavier (RS) mudou o cenário das importações.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/CEPEA, os bulbos importados têm perdido qualidade, devido à alta umidade e ao tempo de espera para transporte. Até a última sexta-feira, 3, a travessia de balsas ainda ocorria, mas o escoamento das cebolas pode ser prejudicado, já que parte do estado se encontra intransitável por conta dos danos causados nas estradas. Para a cenoura, pesquisadores do CEPEA apontam cenário crítico na região de Caxias do Sul (RS).
Embora ainda não seja possível avaliar com precisão a extensão das perdas, estima-se que as inundações levem à uma janela de oferta, podendo dificultar, inclusive, a retomada das áreas afetadas. Entre as frutas, pesquisas do CEPEA mostram que as chuvas no Sul estão afetando o fim da colheita de maçã Fuji, com atraso das atividades e possível aumento da incidência de doenças nos pomares. Além disso, a logística também foi fortemente impactada, visto que parte das estradas está bloqueada, impossibilitando o envio das maçãs para outros estados.
Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp