Fortes tempestades podem atingir o Sul nesta quinta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta especial sobre a previsão de inundação do rio Uruguai – Imagem de Sketchepedia no Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de tempestades, com possibilidade de chuvas de até 100 milímetros em um dia, além de ventos intensos e queda granizo nesta quinta-feira (19/10) no oeste e norte de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e todo o sudoeste paranaense, com risco de danos à agricultura, queda de árvores, corte de energia elétrica e de alagamentos.

Além disso, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta especial sobre a previsão de inundação do rio Uruguai, depois das chuvas acumuladas na primeira quinzena de outubro.

A previsão do órgão é que o nível do rio Uruguai pode atingir níveis acima das cotas de emergência no trecho entre São Carlos e Itapiranga.

No Sudeste, também há previsão de chuva forte e ventos intensos, de cerca de 50 milímetros nesta quinta-feira. As chuvas serão menos intensas do que as da região Sul, mas mantêm estado de atenção em todo Rio de Janeiro, metade sul do Espírito Santo, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce e toda metade sul de Minas Gerais.

Outra região que deve ter chuvas intensas durante o dia é o norte da região Norte. Isso inclui todo o Estado de Roraima, o baixo Amazonas, norte, centro e sudoeste Amazonense e sudoeste do Pará, além do norte de Mato Grosso.

Para parte do Centro-Oeste, Nordeste e Pará, o alerta é de tempo seco em níveis críticos, com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%. A baixa umidade abre margem para incêndios florestais e problemas respiratórios na população.

O alerta abrange todo o Estado de Goiás, metade leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, sul do Ceará, oeste de Pernambuco e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Fonte: Globo Rural
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp