90 anos: Associação Brasileira de Criadores homenageia personalidades do agro

A partir da esquerda, Luiz Carlos Porto (representando o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho); Makoto Edison Sekita (presidente da Sekita Agronegócios); Carlos Viacava (titular da marca CV, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ) Luiz Alberto Moreira Ferreira (presidente da ABC), Marcos Sawaya Jank (vice-presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento de Negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico), Luiz Gustavo Nussio (diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq/USP); Luiz Carlos Corrêa de Carvalho (presidente da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e da Academia Nacional de Agricultura); e Arnaldo Jardim (secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).
A partir da esquerda, Luiz Carlos Porto, representando o senador Aloysio Nunes; Makoto Sekita, presidente da Sekita Agronegócios; Carlos Viacava, vice-presidente da ABCZ; Luiz Alberto Moreira Ferreira, presidente da ABC; Marcos Jank, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento de Negócios da BRF; Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP; Caio Carvalho, presidente da Abag e da Academia Nacional de Agricultura da SNA; e Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura de SP. Foto: News Prime

A Associação Brasileira de Criadores (ABC), em comemoração aos seus 90m anos, homenageou seis personalidades do agronegócio com o Prêmio ABC 2016, durante encontro realizado no dia 5 de dezembro, em São Paulo, capital.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim; da presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (Ibisa), de Mônika Bergamaschi; do presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, entre outras lideranças da agricultura, pecuárias de leite e de corte, além de autoridades governamentais e produtores rurais.

Na ocasião, foram homenageados Luiz Carlos Corrêa de Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e presidente da Academia Nacional de Agricultura (personalidade Associativismo), mais conhecido como Caio Carvalho; Carlos Viacava, titular da marca CV (personalidade Pecuária de Corte); Makoto Edison Sekita, presidente da Sekita Agronegócios (personalidade Pecuária de Leite).

Ainda foram homenageados: Marcos Sawaya Jank, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento de Negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico (sócio Emérito); professor Luiz Gustavo Nussio, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP (personalidade Ensino/Pesquisa); e o senador Aloysio Nunes Ferreira (personalidade do Ano).

 

“Aceito, com muita honra, esta homenagem que me envaidece e me estimula a continuar a luta”, disse Luiz Carlos Corrêa de Carvalho (Personalidade Associativismo), presidente da Abag e da Academia Nacional de Agricultura. Foto: News Prime
“Aceito, com muita honra, esta homenagem que me envaidece e me estimula a continuar a luta”, disse Caio Carvalho (personalidade Associativismo), presidente da Abag e da Academia Nacional de Agricultura da SNA (ao centro). Foto: News Prime

DESTAQUES DE 2016

“Aceito, com muita honra, esta homenagem que me envaidece e me estimula a continuar a luta”, disse o presidente da Abag, Caio Carvalho, que recebeu o prêmio de personalidade Associativismo. Ele se formou em agronomia, no ano de 1973, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Carvalho ganhou experiência como gestor a partir de 1983, atuando no serviço público federal e, no setor privado, em empresas ligadas ao agronegócio. Para ele, a infraestrutura e a logística do país são barreiras ao pleno desenvolvimento das atividades do agronegócio.

“A ABC sempre foi um marco do agronegócio em seus 90 anos de existência. Seu atual presidente, Luiz Alberto Moreira Ferreira, compartilhou comigo a luta pela carne brasileira, e, como eu, foi um dos presidentes do Serviço de Informação da Carne (SIC), criado com o objetivo de incentivar e prestigiar a pecuária brasileira, que hoje inicia um movimento de sustentabilidade com o programa de integração lavoura, pecuária e floresta”, disse Carlos Viacava, atual vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Ele recebeu o prêmio de personalidade Pecuária de Corte

“É com muita honra e uma ponta de orgulho que recebo a homenagem prestada por uma associação tão tradicional, séria e batalhadora”, disse Viacava.

 

img_0003-carlos-viacava-personalidade-pecuaria-de-corte
“A ABC sempre foi um marco do agronegócio em seus 90 anos de existência”, afirma Carlos Viacava (personalidade Pecuária de Corte), com Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura de São Paulo. Foto: News Prime

Economista formado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), há 30 anos Viacava é titular da marca CV. Dedica-se ainda à seleção de Nelore Mocho, apostando no melhoramento genético e em tecnologias de pontas.

Referência no sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em seu discurso, Viacava destacou a importância desse sistema “porque acredita que possa trazer uma contribuição importante para o pecuarista e porque é relevante para o progresso econômico e social de muitas regiões brasileiras”.

“Vale ainda ressaltar a importância do processo para as questões ambientais, vindo ao encontro de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil”, comentou.

Ao receber a homenagem como personalidade Pecuária de Leite, o diretor do Conselho de Administração da Sekita Agronegócios, Makoto Edison Sekita, agradeceu aos seus colaboradores que, em sua opinião, são peças-chave para o sucesso da empresa.

“Considero-os nosso maior patrimônio, pois são eles que movimentam tudo e fazem acontecer. Esta valorização nos leva a investir em capacitação e treinamentos que motivem o crescimento profissional deles”, disse o executivo.

A história da Sekita Agronegócios na área de gado de leite começou em 2007, quando os preços elevados dos fertilizantes e a necessidade de produção de matéria orgânica para o cultivo de hortaliças motivaram os dirigentes da companhia a diversificarem suas atividades.

“Como já fazíamos o plantio de milho, aveia, trigo e braquiária, boa parte do alimento necessário para manter saudável o rebanho já estava em nossas mãos. Decidimos, então, em abril de 2008, investir no gado de leite, pois criar gado em nossa fazenda, em Rio Paranaíba, Minas Gerais, nos daria matéria orgânica para nossas hortaliças”, justificou Sekita, em relação à entrada da empresa na atividade leiteira.

“A integração lavoura-pecuária contribui para a otimização das terras”, assegura Sekita, que produz cerca de 48 mil litros por dia. O objetivo, para 2017, é passar de 1.361 vacas em lactação para 1.500 e aumentar a produção para 55.500 litros ao dia.

 

Makoto Edison Sekita (personalidade Pecuária de Leite), diretor do Conselho de Administração da Sekita Agronegócios, considera seus colaboradores peças chaves para o sucesso da empresa. Foto: News Prime
Makoto Edison Sekita (personalidade Pecuária de Leite), diretor do Conselho de Administração da Sekita Agronegócios, considera seus colaboradores peças chaves para o sucesso da empresa. Foto: News Prime

Homenageado como sócio Emérito da ABC, Marcos Jank, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento de Negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico, disse estar honrado e comovido, ao ser premiado pela Associação, 12 anos depois de seu pai, Roberto Hugo Jank, presidente da Agrindus, ter recebido o prêmio personalidade em Pecuária de Leite.

“Graças aos esforços do meu pai, a Agrindus tornou-se a segunda maior produtora de leite do Brasil, produzindo hoje mais de 60 mil litros por dia, com alta produtividade e uma estrutura de entrega de leite tipo A (marca Letti) em dezenas de cidades do Estado de São Paulo”, destacou.

Segundo Jank, desde pequeno, quando morava na fazenda, seu pai passava para ele e seus irmãos o conhecimento metódico e dedicado pela pecuária e a paixão pela atividade rural, que o conduziram para o curso de Agronomia na Esalq/USP.

“Mesmo atuando em outros segmentos do agronegócio e, particularmente, na área internacional, continuo contando com as orientações e os conselhos do meu pai, pois a essência e a beleza do agronegócio são a produção agropecuária.”

 

Para Marcos Sawaya Jank (sócio Emérito), “a essência e a beleza do agronegócio são a produção agropecuária”. Na foto, o homenageado com Wanda Pompeu Geribello, diretora da ABC, e Roberto Hugo Jank, presidente da Agrindus e seu pai. Foto: News Prime
Para Marcos Sawaya Jank (sócio Emérito da ABC), “a essência e a beleza do agronegócio são a produção agropecuária”. Na foto, o homenageado com Wanda Pompeu Geribello, diretora da ABC, e Roberto Hugo Jank, presidente da Agrindus e seu pai. Foto: News Prime

“Acredito que a premiação avalia, positivamente, a gestão da atual diretoria da Esalq, que pretende manter seu foco na inovação, na determinação e na excelência”, salientou o diretor da Escola Superior de Agricultura da USP, Gustavo Nussio. Ele recebeu o prêmio de personalidade Ensino/Pesquisa.

“Também é gratificante receber a homenagem por uma vida dedicada à zootecnia, na qual enfatizei a área de conservação de forragens – técnicas de produção de silagem e feno”, comentou Nussio.

 

“É gratificante receber a homenagem por uma vida dedicada à zootecnia, na qual enfatizei a área de conservação de forragens – técnicas de produção de silagem e feno”, comentou Gustavo Nussio (Personalidade Ensino/Pesquisa). Na foto com Mônika Bergamaschi (presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio - Ibisa) e Luiz Alberto Moreira Ferreira (presidente da ABC). Foto: News Prime
“É gratificante receber a homenagem por uma vida dedicada à zootecnia, na qual enfatizei a área de conservação de forragens – técnicas de produção de silagem e feno”, comentou Gustavo Nussio (personalidade Ensino/Pesquisa). Na foto com Mônika Bergamaschi (presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio – Ibisa) e Luiz Alberto Moreira Ferreira (presidente da ABC). Foto: News Prime

Engenheiro agrônomo formado pela Esalq, em 1987, quando obteve o título de Mestre em Ciência Animal e Pastagens, Nussio atua profissionalmente na unidade de ensino agrícola da USP desde 1989, no Departamento de Zootecnia, na área de Conservação de Forragens. Em 2015, assumiu a direção da instituição.

Já a personalidade do Ano da ABC, o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, que não pode comparecer ao evento por causa de sua agenda política e foi representado por Luiz Carlos Porto, disse, em mensagem enviada à entidade: “É com bastante orgulho que recebo a homenagem dessa Associação, que representa um dos setores mais importantes da economia brasileira e que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do país”.

 

A partir da esquerda:Luiz Antonio Porto (conselheiro da Associação Brasileira de Criadores - ABC); Carlos Eduardo Moreira Ferreira (presidente emérito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp e conselheiro da ABC); Arnaldo Jardim (secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo); Luiz Alberto Moreira Ferreira (presidente da ABC); Mônika Bergamaschi, presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio - Ibisa); Antonio Mello Alvarenga Neto (presidente da Sociedade Nacional de Agricultura​ - SNA).
A partir da esquerda: Luiz Antonio Porto (conselheiro da ABC); Carlos Eduardo Moreira Ferreira (presidente emérito da Fiesp e conselheiro da ABC); Arnaldo Jardim (secretário de Agricultura e Abastecimento de SP); Luiz Alberto Moreira Ferreira (presidente da ABC); Mônika Bergamaschi, presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (Ibisa); Antonio Alvarenga, presidente da SNA. Foto: News Prime

Por equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp