A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) vai realizar nos dias 16 e 17 de abril o 2º Fórum Nacional de Leite na sede da Embrapa, em Brasília (DF).
Os temas centrais serão sobre políticas públicas, ESG, biosseguridade, gestão, mercado e comunicação. A abertura do evento ficará a cargo da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, com a palestra “A grande missão científica e inovadora no Agro”.
Outros convidados de grande renome irão comandar painéis sobre soluções inovadoras para o agronegócio do futuro, produção eficiente de leite a pasto e a visão do Programa Balde Cheio, legislação ambiental, desempenho hídrico da propriedade leiteira, o impacto do biogás e do biometano na cadeia produtiva de leite, dentre outros.
O Fórum é voltado para produtores de leite e derivados, técnicos, empresários, lideranças do setor e da política, além de profissionais da área.
De acordo com Geraldo Borges, o Fórum é um evento de âmbito nacional com objetivo de dar voz à classe produtora de leite. “Também pretendemos abrir espaços para discussões de políticas públicas e sobre os temas mais relevantes para o setor. A Abraleite cria esse ambiente ideal para troca de ideias e avaliação dos desafios e oportunidades da cadeia do leite”.
Cadeia produtiva do leite
Essa cadeia produtiva tem um papel relevante na produção e geração de emprego e renda nos 99% dos municípios brasileiros em que está presente com, aproximadamente, 1,2 milhão de propriedades produtoras de leite, segundo dados do IBGE.
O Brasil é o 3º maior produtor mundial de leite e é um dos poucos países com grande potencial de expansão, podendo tornar-se um expressivo exportador de lácteos, como já acontece em outros setores do agro brasileiro.
As inscrições podem ser feitas no site SYMPLA