Show Rural Coopavel: Embrapa mostra rotas tecnológicas para destinação de animais mortos

Laboratório aberto do projeto TEC-DAM (Tecnologias para Destinação de Animais Mortos) da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). Foto: Lucas Scherer/Divulgação Embrapa

A destinação correta de carcaças de suínos, aves e bovinos, que morrem por causas rotineiras ou catastróficas nas propriedades rurais, será um dos destaques, durante o Show Rural Coopavel 2018, da Unidade Suínos e Aves (Concórdia/SC) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A tradicional feira será realizada entre os dias 5 e 9 de fevereiro, no município de Cascavel, Paraná.

De acordo com a estatal, o problema afeta a maioria dos produtores e a preocupação se deve especialmente pela falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos.

Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Embrapa Suínos e Aves desenvolve o projeto TEC-DAM – Tecnologias para Destinação de Animais Mortos (veja em www.embrapa.br/suínos-e-aves/tec-dam), que avalia algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas.

Essas rotas podem ser a compostagem acelerada, a biodigestão anaeróbia, a desidratação, a incineração e a reciclagem industrial de carcaças (chamada de “rendering”) para a produção de farinhas, gorduras, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado. No entanto, elas necessitam uma validação para que possam ser indicadas oficialmente pelos órgãos regulamentadores.

BEM ESTAR ANIMAL

Outro tema apresentado pela Embrapa Suínos e Aves no Show Rural Coopavel é o bem estar animal na suinocultura. O assunto engloba toda a cadeia produtiva, do produtor ao técnico, da granja à agroindústria, além dos transportadores.

Todos os envolvidos buscam melhorar os padrões de trato e respeito aos animais. A Embrapa e o Ministério da Agricultura, por exemplo, em parceria com profissionais e instituições – como Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), World Animal Protection (WAP) e Sebrae –, elaboraram uma série de documentos e instruções.

Ainda foi criado um espaço destinado especialmente a esse tema, na página da Embrapa Suínos e Aves (www.embrapa.br/suinos-e-aves/bes), apresentando materiais como cartilhas, manuais, folders e vídeos. É tudo gratuito!

O EVENTO

A Embrapa disponibiliza um site especial com lançamentos e tecnologias de seus centros de pesquisa que vão estar no Show Rural. O endereço é www.embrapa.br/showrural.

Os organizadores do Show Rural Coopavel, que completa 30 anos em 2018, esperam um público de 250 mil pessoas e R$ 1,5 bilhão em negócios, durante os cinco dias da feira.

O horário de visitação é das 8 às 18 horas e a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse www.showrural.com.br.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp