Presidente do IBGE defende na FPA a realização do Censo Agropecuário em 2017

“Faltam estatísticas para o agronegócio. Sem dados, não temos contra-argumentos. Contra estatísticas, não há ideologias que se sustentem. Não é possível fazer nada sobre as políticas de crédito rural, de armazenagem e de produção sem informações.” As avaliações foram feitas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, durante reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Rabello prometeu se empenhar para a realização ainda em 2017 do Censo Agropecuário, mesmo que a verba para isso tenha sido cortada do projeto de orçamento da União. Os membros da FPA também vão atuar junto ao governo federal para a liberação de recursos para a realização do Censo Agropecuário, que não é feito desde 2006.

O presidente do IBGE calcula que sejam necessários R$ 1 bilhão para a realização do censo. A maior parte é utilizada no pagamento de quase 100 mil recenseadores que deverão visitar 5 milhões e quatrocentas mil propriedades rurais de todo o País.

Ele acrescenta que o censo também poderia traçar um perfil da saúde do trabalhador rural e dos biomas. “Não temos medo da realidade. Esse seria o momento de fazer a conjugação do agro com o ambiental. ”

 

Fonte: FPA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp