Pet & Cia: Medicamentos sob medida

Os cães comem o remédio manipulado com sabor como se fosse petisco. Foto: Divulgação Animal Farma
Os cães comem o remédio manipulado com sabor como se fosse petisco. Foto: Divulgação Animal Farma

A manipulação de medicamentos é uma alternativa utilizada na medicina humana há muito tempo. Porém, de alguns anos para cá, a medicina veterinária também está prescrevendo receitas individualizadas para cães, gatos, cavalos, aves e animais exóticos e de zoo. E quais são os diferenciais dos medicamentos manipulados e por que ajudam na hora de medicar o seu animal, evitando o estresse, tanto seu quanto do seu pet?

Um deles é que as formas farmacêuticas são diferenciadas e têm sabores atraentes ao paladar dos animais. Nicole Douat Mendonça, diretora técnica da rede Animal Farma, farmácia de manipulação exclusivamente veterinária, dá alguns exemplos, entre eles, o biscoito medicamentoso, que pode ter sabores que os cães adoram, como carne, frango e bacon, “que acabam comendo o remédio como se fosse um petisco”, explica.

 

SABORES PARA GATOS

Outra opção é a pasta oral palatável, preferida pelos gatos. Elas podem ser feitas em sabores de salmão, azeitona e
frango. “Podem ser misturadas na comida, dadas diretamente na boca ou, para casos mais difíceis, pode ser passada na patinha e eles, como não gostam de ficar sujos, irão lamber e se automedicar”, explica Nicole Mendonça. Para os gatos, existe também o gel transdérmico, uma forma fácil de aplicar o medicamento que é absorvido pela pele.

Os xaropes e suspensões com sabores doces, como morango e chocolate, além dos salgados, são outras alternativas de se medicar o pet. “A administração é fácil, utilizando uma seringa no cantinho da boca do animal”, ensina a técnica.

As farmácias especializadas também fazem a manipulação de antibióticos, antifúngicos, anti-inflamatórios, vermífugos, linha cosmética e produtos de higiene, antipulgas, shampoo, hidratante, filtro solar em spray etc.

A grande vantagem da manipulação, segundo a técnica, é que o medicamento vem na dose exata para cada animal e tratamento, evitando o desperdício e garantindo a economia, com rigorosos controles de qualidade, trazendo segurança e confiança para o proprietário do animal.

 

Assine e receba os exemplares da Revista A Lavoura em sua casa. Entre em contato com: assinealavoura@sna.agr.br

 

Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 710/2015

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp