Parceria debate uso da carne suína na merenda escolar

Nutricionistas e técnicos em nutrição escolar (merendeiras) terão a oportunidade de conhecer melhor os aspectos nutricionais da carne suína e, consequentemente, ampliar o seu consumo nas escolas. O assunto será debatido durante a palestra “Saudabilidade da Carne Suína – Saúde e Sabor”, que acontecerá no dia 4 de dezembro, em dois horários: às 8h e às 14h, no auditório do Ministério da Agricultura (Mapa), em Várzea Grande (MT). Na oportunidade, os participantes conhecerão a versatilidade da carne suína com os novos cortes e receberão certificados.

A expectativa é que 900 profissionais da rede estadual de educação estejam presentes no evento, que será ministrado pela nutricionista Thaliane Dias, de Brasília (DF). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 deste mês.

“O objetivo é desmistificar os mitos e verdades em relação à carne suína e aumentar o consumo da mesma no cardápio da alimentação escolar, além de possibilitar a formação de consumidores do futuro”, explicou Karina Queiroz das Neves, coordenadora do Plano Nacional do Desenvolvimento da Suinocultura em Mato Grosso.

Segundo a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), realizadora do evento em parceria com Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Sebrae e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a previsão é que, com interesse do público em questão, a ação se desdobre em outras realizações, como por exemplo o projeto de aperfeiçoamento gastronômico com o uso desse tipo de carne, com 40 horas de duração, que inclui conteúdo teórico e aulas práticas. Mais de 600 técnicos em Nutrição Escolar da rede municipal de Cuiabá receberam as orientações e, dentre eles, 183 fizeram o curso gastronômico.

De acordo a nutricionista Lizia Soares Penido, da coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc, as fichas de inscrições foram enviadas por e-mail para todas as unidades escolares do Estado com as devidas orientações. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 65 3613-6578.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp