Mapa, Embrapa e empresas debatem gestação coletiva de matrizes suínas

Publicado em 17/04/2017

A gestação coletiva de matrizes suínas é o tema de um seminário técnico que acontece no próximo dia 26 de abril, durante a AveSui 2017, Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, que será realizada em Florianópolis (SC). Desde o ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa já promoveram três eventos sobre o assunto.

“Este seminário terá uma novidade. Se antes tínhamos as agroindústrias contando suas experiências, agora é a vez dos depoimentos das empresas produtoras de equipamentos utilizados neste sistema”, diz o pesquisador Osmar Dalla Costa, que lidera as pesquisas de bem-estar de suínos na Embrapa Suínos e Aves.

O seminário técnico será dividido em dois blocos. No primeiro, moderado pelo pesquisador da Embrapa, serão apresentados os resultados do protocolo de intenções firmado entre ABCS e Mapa para a implementação das boas práticas na suinocultura; o cenário nacional e internacional da gestação coletiva; e os desafios do manejo reprodutivo e nutricional em gestação coletiva.

No segundo bloco, moderado por Charli Ludtke, da Coordenação de Agregação de Valor da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, as empresas de equipamentos apresentarão seus resultados no sistema de baias coletivas para matrizes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail comissao.bea@agricultura.gov.br. O evento tem ainda a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na organização e o apoio da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

 

SITE

A Embrapa Suínos e Aves também oferece um site especial sobre bem-estar na suinocultura. O endereço é www.embrapa.br/suinos-e-aves/bes.

 

SERVIÇO:

Seminário Técnico Avesui 2017 de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas

Data: 26 de abril

Local: Avesui 2017, Sala Arvoredo, Centrosul, Florianópolis-SC

Horário: 14 às 18 horas

Inscrições gratuitas: comissao.bea@agricultura.gov.br

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Bloco 1: Moderação do pesquisador Osmar Dalla Costa, da Embrapa Suínos e Aves

14h: Abertura com membros do Mapa, Embrapa, ABCS e ACCS

14 às 14h15: Resultados do Protocolo de Intenções (ABCS e Mapa) para a implementação das boas práticas na suinocultura – Nilo de Sá

14h15 às 14h45: Cenário nacional e internacional da gestação coletiva com Cleandro Pazinato (Consultor do Mapa)

14h45 às 15h15: Desafios do manejo reprodutivo e nutricional em gestação coletiva Juliana Ribas (Coordenadora técnica multiplicadoras AgroCeres Pic)

15h15 às 15h30: Mesa redonda

 

Bloco 2: Moderação do coordenador-geral Charli Ludtke, do setor de Agregação de Valor do Mapa

Cases de empresa de equipamentos – apresentação de resultados nacionais

15h30 às 15h50: Gestal 3G (STA) – Gabriel de Castro

15h50 às 16h10: CASP – Fábio de Paula

16h10 às 16h30: Plasson do Brasil (Osborne) – Fernando de Oliveira

16h30 às 16h50: Schauer (Infoporc Brasil) – Carmos Triacca

16h50 às 17h20: Weda (Grupo Regional Ltda)

17h20 às 17h40: Mesa redonda

17h40: Encerramento

 

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Boletim semanal de notícias da SNA por e-mail.

Cadastre-se para receber o boletim

Veja as últimas edições

 

Últimas notícias