Iapar, Emater e IWCA realizam 1º Cup das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná

11/10/2017|

 

Selecionar e apresentar os melhores Nano Lotes de Cafés Especiais, produzidos artesanalmente por mulheres da agricultura familiar. Esse é o objetivo principal do concurso, que será realizado durante o 1º Cup das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná.

Essas mulheres fazem parte do projeto “Mulheres do Café”, desenvolvido pelo Instituto Emater (Empresa de Assistência Técnica Rural), visando à melhoria da qualidade do café, agregando mais renda às famílias e valorizando o trabalho delas na agricultura familiar.

Provenientes de frutos maduros, colhidos e selecionados manualmente, os cafés têm um grande potencial de apresentarem sabores, aromas e fragrâncias diferenciados, atributos que só podem ser obtidos na região do Norte Pioneiro do Paraná.

Com clima e solo propícios para a produção de cafés especiais, ela se situa perto do Trópico de Capricórnio, sendo reconhecida como umas das cinco regiões cafeeiras com Indicação Geográfica de Procedência (IGP) no Brasil.

NANO LOTES
Os nano lotes, contendo de 30 quilos de café beneficiado, terão suas amostras avaliadas sensorialmente por um júri especializado, seguindo o protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). O concurso ocorrerá em duas fases, uma eliminatória e outra classificatória.

Os melhores cafés serão apresentados na cerimônia de encerramento do concurso. O evento será destinado às cafeterias, torrefadoras, exportadoras e a todos que apreciam um café de excelente qualidade. Estes segmentos terão a oportunidade de degustar os cafés e fazer contato com as produtoras para a aquisição dos lotes.

O EVENTO

A cerimônia de encerramento do 1º Cup das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná – que conta com a organização do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Emater-PR e Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA (International Women’s Coffee Alliance, em inglês) – será realizada no dia primeiro de novembro, das 9 às 16 horas, na sede do Iapar, localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, quilômetro 375, em Londrina, Paraná.

Fonte: Iapar com edição d’A Lavoura