Governo pode liberar Pep e Pepro para trigo

04/01/2018|

A Consultoria Trigo & Farinhas afirma que o governo federal poderá liberar leilões Pep (Prêmio para Escoamento de Produto) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural): “Ouvimos no mercado hoje o rumor, e como não encontramos nenhum detalhe nem no site da Conab, nem no site do MAPA a respeito, ligamos para a Conab de Brasília. O técnico do trigo esta de férias e fomos atendidos por um colega que nos disse, simplesmente: ‘Sim, liberou’”.

A Trigo & Farinhas informou, porém, que não recebeu mais detalhes, remetendo-os de volta ao site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Ligamos então para o Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná, sempre bem informado e falamos do o seu Diretor, Dr. Francisco Simeone, que achou estranha a informação, porque não sabia de nada e nem foi consultado a respeito”.

O analista Luiz Fernando Pacheco disse que normalmente, antes de tomar uma decisão destas a Companhia Nacional de Abastecimento consulta as Secretarias Estaduais sobre a conveniência ou não da medida.

“Como ele não sabia de nada, disse que iria consultar um conhecido seu na Conab para confirmar a informação. O Diretor do Deral também ligou pra Brasília, mas também não conseguiu detalhes. Disseram que a portaria ainda vai ser publicada e não informaram nem quantidade, nem datas, nada. Vamos aguardar”, disse Pacheco.

No ano passado foram destinados via Pep e Pepro nada menos que R$ 90.46 milhões para 471.100 toneladas do cereal de inverno nos três estados da Região Sul, segundo Neri Geller, Secretário de Política Agrícola do MAPA.

 

Fonte: Agrolink

Compartilhe nas redes sociais!