Edição nº 683 d’A Lavoura indica como melhorar e manter a qualidade do leite

O atendimento das propriedades leiteiras por técnicos especializados é fundamental para a manutenção dos padrões mínimos de consumo do leite. Foto: Divulgação A Lavoura nº 683/2011

O leite possui teores composicionais que conferem a ele características altamente nutritivas, que o tornam um produto de alta qualidade a partir do momento que é retirado do animal. É o que mostra a edição nº 683/2011 da Revista A Lavoura.

Acredita-se erroneamente que a qualidade do leite é um atributo que pode ser melhorado após a ordenha do animal e depois de sua chegada aos laticínios. Em contrapartida, durante vários momentos da cadeia de produção, a qualidade do leite pode ser prejudicada pela ausência de medidas que garantam a manutenção da sua composição normal ou que mantenham a sua qualidade microbiológica.

A qualidade do produto na propriedade rural pode ser mantida pelo perfeito equilíbrio entre os diversos agentes envolvidos na sua obtenção. Dentre esses agentes, os principais são o animal e a pessoa responsável pela ordenha, em um ambiente que tenha condições higiênicas.

Após a retirada do leite, ele deve ser submetido imediatamente ao processo de refrigeração, processo fundamental antes de ser transportado até o estabelecimento processador.

Desde sua retirada até a chegada ao laticínio, o leite pode apresentar a qualidade desejada se o animal é saudável e alimentado corretamente; se o ordenhador está em perfeitas condições de saúde e apresenta hábitos higiênicos; se o ambiente da ordenha e o local em que o animal permanece são limpos e se o manejo da ordenha não interferir na qualidade antes da chegada do leite ao laticínio.

O fato de não ser possível melhorar a qualidade do leite após a sua saída da propriedade não significa que a qualidade do produto não possa ser prejudicada por processos ineficientes nos laticínios.

Continue lendo, gratuitamente, essa reportagem da edição nº 683 da Revista A Lavoura, nas páginas 15 a 17, clicando aqui.

OUTROS DESTAQUES

Veja outros destaques da edição nº 683/2011!

Leia as publicações mais antigas (exceto as três ultimas, em virtude das condições especiais para quem assina), acessando www.sna.agr.br/publicacoes/a-lavoura.

Para assinar e receber as versões impressas exclusivas para assinantes, no conforto de sua casa, envie um e-mail para assinealavoura@sna.agr.br.

Siga-nos também no Facebook e no Instagram (@revistaalavoura.sna)!

Fonte: Revista A Lavoura nº 683/2011

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp