Café da manhã comemora Semana dos Orgânicos

29/05/2014|Tags: , |

Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares, contando com quase sete mil produtores

Para comemorar a 10ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), realizou nesta quinta feira (29), na sede do ministério, um café da manhã com a presença de produtores orgânicos e autoridades.

“A Semana dos Orgânicos foi criada para fortalecer ainda mais a produção orgânica no país. Hoje podemos ver que a produção do alimento, além de ser saudável, é também rentável aos produtores”, pondera o secretário da SDC, Caio Rocha.

Representando a presidenta da República Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, contou sua experiência enquanto pequeno produtor de orgânicos e propôs fazer um esforço concentrado para montar uma mesa de negociação com os produtores, ministério e presidência para atender às reinividicações do setor.

Uma das principais pretensões do setor é a agilidade no processo de crédito para o desenvolvimento das lavouras. De acordo com o produtor Pedro Diniz, o orgânico é hoje a melhor opção para sustentar a alimentação. “Podemos ver que o produto orgânico não é só viável, mas é o jeito mais sustentável de se alimentar”, disse.

Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares, contando com quase sete mil produtores, mais de 10 mil unidades de produção e quase 200 organismos de controle.

Fonte: MAPA