Setor sucroenergético é destaque da Showtec 2014, feira tecnológica de MS

DSC02166
Renato Roscoe, direto executivo da Fundação MS: evento apresenta tecnologias para minimizar efeitos do clima

 

Com o tema ‘Inovação tecnológica nas mãos do produtor rural, a 18ª Showtec, feira de difusão de tecnologias para o agronegócio de Mato Grosso do Sul, ocorre de 22 a 24 de janeiro, em Maracaju (MS), com promoção da Fundação MS, em parceira da Aprosoja/MS Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Entre as novidades deste ano, Renato Roscoe, diretor executivo da Fundação MS, cita a criação de um espaço específico para a cadeia sucroenergética. “Um dos destaques é a apresentação de novas tecnologias para cana, além de manejo de variedades para minimizar os efeitos do clima nas safras de cana-de-açúcar”, conta.

“O espaço pecuária também cresceu, com ênfase nos pequenos produtores rurais, além do fortalecimento do setor de leite, com empresas específicas e tecnologias avançadas”, informa.

De acordo com Roscoe, o agronegócio de Mato Grosso do Sul está muito bem, o produtor está animado e as empresas investiram bastante no Showtec. “São mais de 100 expositores e 500 tecnologias voltadas para as culturas da soja, milho, integração lavoura-pecuária-floresta, cana-de-açúcar e agroenergia, entre outros”, enumera ele, que prevê a visita de 12 mil pessoas.

Outra novidade desta edição é a primeira Rodada de Negócios Sebrae. “Trata-se de um laboratório para iniciarmos essa nova modalidade de interação entre fornecedores e produtores rurais no Estado”, explica o diretor executivo da Fundação MS.

Outros assuntos em pauta, voltados para as condições do Mato Grosso do Sul, são manejo de pragas de difícil controle, como Helicoverpa e nematóides; soja de alta produtividade e variedades específicas; viabilidade econômica do sistema soja/milho safrinha; plantio direto da oleaginosa em diferentes capins; manejo de pastagem e novas cultivares de Panicum e Brachiaria.

O Painel Aprosoja MS vai apresentar, entre outros temas, dados estatísticos da agricultura do Estado e novas áreas de expansão. “Vamos abordar oportunidades, desafios e características dessas regiões, com o objetivo de orientar empreendedores sobre o potencial dessas áreas”, explica Roscoe.

Também está previsto o Painel Impacto do javali na agricultura de MS, spbre manejo e monitoramento sanitário do animal que causa perdas de 10% nas lavouras de milho, segundo o supervisor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Euclides Maranho.

Durante o evento, será lançada a soja transgênica BRS359RR, de ciclo mais rápido, desenvolvida pela Embrapa e Fundação Meridional, indicada para a região centro-sul do Mato Grosso do Sul. De acordo com Maranho, a variedade é resistente a algumas doenças e nematoides, como o Rothylenchulus reniformes, e pode ser semeada do fim de setembro ao início de outubro. “Com a colheita antecipada e o produtor terá a opção de cultivar milho safrinha em seguida”, observa.

Fonte: Equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp