Projeto sobre utilização sustentável dos solos vai beneficiar 60 mil produtores no estado do Rio

O diretor da SNA Alberto Figueiredo propõe projeto de uso sustentável do solo

Um projeto elaborado pelo diretor da Sociedade Nacional de Agricultura Alberto Figueiredo e pelo professor Doracy Pessoa Ramos, ex-chefe geral da Embrapa Solos, propõe o desenvolvimento, nos municípios do Rio de Janeiro, de pesquisas de solo, clima, pluviosidade, infraestrutura e condições socioeconômicas, entre outros, com o objetivo de gerar bases para um efetivo planejamento do uso sustentável das terras.

A iniciativa prevê ainda indicações tecnológicas e apoio público na oferta de insumos e serviços de mecanização. “A ideia é permitir a diversificação de atividades e o incremento da renda e das condições sociais de quase 60 mil produtores”, ressalta Figueiredo.

Na opinião do diretor da SNA, o estado do Rio possui inúmeras variações de topografia, climas e solos que favorecem um grande número de ocupações racionais. No entanto, Figueiredo lembra que os índices de produtividade são baixos, o que repercute na renda dos produtores envolvidos. “Nosso desafio, portanto, é o de desenvolver o projeto certo para cada ambiente, e fazê-lo com a utilização de toda a tecnologia que for possível, tornando-o devidamente sustentável”, explica.

Nesse contexto, acrescenta o diretor da SNA, “tanto o plantio de seringueiras, quanto de eucaliptos, ou criação de peixes em cativeiros, flores, frutas, leite intensivo, legumes e verduras, preferencialmente orgânicos, poderão ser alternativas viáveis, desde que não se obrigue o produtor, já descapitalizado, a ser cobaia para experiências”, adverte.

Mapas

Por meio de pesquisas de dados sociais, econômicos e ambientais disponíveis, complementados por estudos locais, entrevistas e pesquisas de campo, o projeto vai gerar mapas digitais coloridos, devidamente legendados, contendo as indicações prioritárias e as possíveis restrições de diferentes usos das terras do município, para fins de produção agropecuária, conservação ambiental, construção de estradas, edificações, etc.

Inovação

“É um processo inovador que induz ao desenvolvimento de projetos que atendam aos conceitos de sustentabilidade”, declara Figueiredo, que espera, com a busca de parcerias, incrementar a produtividade e diversificar as atividades no campo, prever riscos ambientais e melhorar as condições sociais e econômicas das populações envolvidas, a partir de ações planejadas e complementares dos governos locais.

Por Equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp