Webagritec: um software inédito para a agricultura

Por Equipe SNA

A Embrapa, o Canal Rural e a R3Ziz firmaram um acordo para o lançamento, até o final do ano, de um software inédito que fornecerá aos produtores importantes informações baseadas no conhecimento técnico-científico da Embrapa e nas imagens de satélites. O Webagritec será uma grande plataforma voltada para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

A SNA apoia a iniciativa, por meio da R3Ziz, acreditando tratar-se de uma ferramenta estratégica de planejamento e acompanhamento indispensável para a modernização do setor. “Com o Webagritec, o produtor rural poderá acompanhar desde o cadastro de sua gleba e a escolha do cultivar mais adequado à sua plantação até o cálculo final de produtividade e as respectivas análises do estresse hídrico, curva de temperaturas, entre outras funções”, explica o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga.

Etapas

O Webagritec é dividido em sete módulos principais: no primeiro, o usuário cadastra sua gleba, fornecendo informações sobre a propriedade. No segundo, o usuário escolhe a cultura e a data do plantio, mediante o fornecimento, pelo sistema, dos períodos de zoneamento possíveis, com indicações sobre o clima.

Em seguida, o produtor seleciona as características de preferência dos cultivares, e o sistema, em contrapartida, vai informar quais são os disponíveis em cada caso, para que o usuário faça sua escolha. No quarto módulo, o produtor, após encomendar a análise do solo em laboratório, coleta os dados para que sejam transferidos ao sistema, que fará recomendações sobre a quantidade de NPK a ser aplicada em sua propriedade.

Na próxima etapa, o usuário tem acesso à previsão do tempo para que seja orientado sobre o plantio de sua cultura. Na fase de monitoramento, o produtor tem o controle, em vários níveis, sobre a produtividade de sua gleba. E no módulo sete, o usuário conta com um enorme banco de dados e fotos das diferentes pragas e deficiências nutricionais que podem afetar determinada cultura.

Upgrade

Além disso, dois módulos adicionais – relacionados à logística e à comercialização – estão sendo finalizados com o propósito de incrementar o programa. No momento, o software passa por um período de reprogramação, para que tenha acesso aberto, via web.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp