Volume de carne de frango segue dentro das projeções para 2015

O setor ainda não divulgou os dados consolidados acerca da produção de carne de frango nos cinco primeiros meses de 2015, mas considerando-se as projeções de duas entidades do setor – ABPA e APINCO – o volume até aqui produzido parece se manter dentro das projeções. E não apenas as brasileiras.

Nas projeções da ABPA, em 2015 a produção brasileira de carne de frango deve ultrapassar ligeiramente a marca dos 13 milhões de toneladas. O estimado é um volume pouco mais de 2,5% superior ao registrado em 2014, o que significa algo próximo dos 13.030 milhões de toneladas. Ou o correspondente a mais ou menos 1.086 milhão de toneladas mensais.

Essa média, projetada para os cinco primeiros meses do ano, indica, para o período, volume em torno dos 5.430 milhões de toneladas. Pois bem: os números da APINCO, também projeções, para esses cinco meses, projetam volume em torno de 5.517 milhões de toneladas, apenas 1,6% a mais que a média adotada a partir do total estimado pela ABPA.

Notar, aqui, que as projeções da APINCO, desenvolvidas a partir do alojamento de pintos de corte, têm por base um aproveitamento considerado “ótimo” do potencial existente. Supõe, por exemplo, que a viabilidade nacional dos pintos alojados esteja em 96% e que o peso do frango colocado no mercado interno (abatido, em média, aos 45 dias) gire em torno de 2,350 kg.

O peso final efetivo, portanto, pode – em função de problemas de produtividade ou, mesmo, climáticos – estar abaixo desses índices. Como também pode superá-los se, por exemplo, os abates ocorrerem com mais dias de idade (os frangos ora em criação vêm registrando ganhos de peso médios superiores a 60 gramas/dia).

Não custa acrescentar, ainda, que os números das duas instituições brasileiras não são muito diferentes daqueles projetados por órgão externo cujas projeções merecem, sempre, grande credibilidade, pois, salvo ocorrências inesperadas, apresentam alto nível de acerto. Trata-se do USDA que, em suas estimativas mais recentes (abril de 2015), previu para o Brasil produção da ordem de 13.110 milhões de toneladas de carne de frango.

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp