Uma das atrações do evento de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, que acontecerá em Sorriso (cerca de 400 km ao norte de Cuiabá), no próximo dia 17, é a Vitrine Tecnológica. Dividida em sete salas, sob a responsabilidade de pesquisadores e outros colaboradores do Instituto Mato-grossense do Algodão, a Vitrine Tecnológica será uma oportunidade para o público conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo IMAmt em prol do desenvolvimento e da difusão de novas tecnologias, e também da qualificação de mão de obra.
A visita à Vitrine Tecnológica acontecerá no período das 8 às 10h, antes da palestra do economista Raul Velloso (especialista em contas públicas) e da solenidade de inauguração, marcada para 11h30. Uma das salas da Vitrine Tecnológica terá como anfitrião o pesquisador Alberto Boldt, que trabalha no desenvolvimento de novas cultivares de soja. Ele explica que o objetivo de o IMAmt manter um programa de melhoramento de soja é atender às necessidades dos agricultores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), que buscam novas cultivares da oleaginosa que sejam “altamente produtivas, precoces (para permitir o plantio do algodão de segunda safra na janela ideal) e resistentes às principais doenças e aos nematoides” presentes no sistema produtivo hoje adotado pela maioria dos cotonicultores de Mato Grosso.
Segundo Boldt, serão apresentadas três cultivares de soja: IMA 82116RR, IMA 84114RR e IMA 87116RR. A IMA 82116RR, informa Boldt, tem como pontos fortes o fato de apresentar boa tolerância à chuva no período de colheita, ter sementes de boa qualidade fisiológica e alto potencial de rendimento, além de ser resistente ao nematoide de cisto (raça 3). A época de plantio dessa cultivar é de 15 de setembro a 15 de novembro e média de produtividade esperada é de 3.840 kg de grãos por hectares.
Já a cultivar IMA 84114RR tem como pontos fortes seu alto potencial de produtividade (média de 3960 Kg/ha), alta resistência ao acamamento e ampla adaptação de plantio, sendo indicada para cultivo em Mato Grosso e nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Pará. Ela também é resistente ao nematoide de cisto (raças 1 e 3). A janela ideal de plantio dessa cultivar é de 1º de outubro a 15 de novembro.
A terceira cultivar a ser lançada é a IMA87116RR, que tem como pontos fortes seu alto potencial de produtividade (3780 Kg/h) e sua tolerância ao nematoide de cisto (raças 1, 3 e 14). Essa cultivar é indicada para plantio em Mato Grosso e na Bahia, no período de 15 de setembro a 15 de novembro.
OUTRAS SALAS
A proposta da Vitrine Tecnológica, segundo o diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, é apresentar aos participantes do evento – produtores, técnicos, pesquisadores e políticos, entre outros – os resultados de pesquisas e projetos realizados pelo IMAmt e instituições parceiras.
Como em uma verdadeira vitrine, essa apresentação será bem visual, utilizando recursos como banners e fotos. Sete salas serão montadas no local e, em cada uma delas, estará um colaborador do IMAmt a postos para receber os visitantes.
A Vitrine Tecnológica também contará com a presença de representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), criada para colocar as tecnologias desenvolvidas pelo IMAmt e seus parceiros à disposição dos agricultores com mais agilidade e menor custo.
Além da sala destinada às cultivares de soja, haverá outras focadas em entomologia, fitopatologia, proteção de plantas, melhoramento genético, trabalhos de resistência e marcadores, oleaginosas, biologia molecular, sementes e treinamentos realizados pelo IMAmt para qualificação de mão de obra.
A construção do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte é uma iniciativa da Ampa. O projeto em execução pelo IMAmt prevê a inauguração de mais quatro Centros: em Rondonópolis (Núcleo Regional Sul), Campo Verde (Núcleo Regional Centro), Campo Novo do Parecis (Núcleo Regional Médio Norte) e Sapezal (Núcleo Regional Noroeste), até o final de 2016.
SERVIÇO:
O que: Inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso
Onde: Sorriso (MT), na margem esquerda da BR-163, km 726, sentido Cuiabá-Santarém
Quando: 17 de outubro (sábado), a partir de 7h30
PROGRAMAÇÃO:
7h30 – Credenciamento
8h – Visita à Vitrine Tecnológica
10h – Palestra “Cenário político e econômico brasileiro: a armadilha (que foi criada) do gasto público!”, com o economista Raul Velloso.
11h30 – Solenidade de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso
Fonte: Assessoria do IMAmt/Ampa