Vendas de fertilizantes perderam força no país em março

O volume de fertilizantes entregues pelas misturadoras às revendas espalhadas pelo país alcançou 1.765 milhão de toneladas em março, segundo dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 3,2%.

Segundo a entidade, a retração ainda é consequência do forte movimento de antecipação das entregas em dezembro e janeiro, por conta da demanda aquecida para o plantio da segunda safra de milho e também da safra de café. Sinal desse movimento é que, no primeiro trimestre do ano, apesar das quedas de fevereiro e março, as entregas somaram 6.418 milhões de toneladas – 3,5% mais que em igual intervalo de 2015.

Na comparação trimestral, as importações de fertilizantes intermediários aumentaram 31%, para 5.486 milhões de toneladas, mas a produção nacional foi 5,8% menor (1.936 milhão de toneladas).

Líder nacional na produção de grãos, Mato Grosso se manteve como o principal consumidor de fertilizantes do país de janeiro a março. No estado, as entregas alcançaram 1.378 milhão de toneladas no período. Em seguida vieram São Paulo (894 mil), Minas Gerais (864 mil), Goiás (806 mil) e Paraná (764 mil).

 

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp