Venda de etanol hidratado no mercado interno aumenta 11,13% na primeira quinzena de março

As vendas de etanol pelos produtores da região centro-sul nos primeiros 15 dias de março totalizaram 1.24 bilhão de litros, dos quais 69.27 milhões de litros destinados à exportação e 1.17 bilhão de litros ao mercado interno. O levantamento é da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado hoje.

Em relação ao volume de etanol anidro comercializado no mercado doméstico, houve um aumento de 1,85% para 390.26 milhões de litros neste ano, em comparação com os 383.17 milhões de litros comercializados na mesma quinzena de 2020.

Já no caso do etanol hidratado, as vendas internas totalizaram 778.59 milhões de litros nos primeiros 15 dias de março, com aumento de 11,13% sobre os 700.63 milhões de litros comercializados na mesma quinzena de 2020.

O diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues, informou em nota que “a expectativa inicial era que a demanda por biocombustível caísse na primeira quinzena de março por causa do acirramento das medidas de isolamento”.

Contudo, disse ele, “registramos o crescimento de 11,13% nas vendas de etanol hidratado, que pode ser em parte justificado pelo diferencial de preço favorável ao biocombustível e por um possível movimento das distribuidoras para a recomposição de estoques operacionais”.

Impacto no consumo

“As medidas para conter a disseminação da Covid-19 adotadas com maior rigor em vários estados e municípios devem impactar o consumo de combustíveis na segunda metade de março. Esse movimento deve contrapor a maior participação do etanol hidratado no consumo total”, indicou Rodrigues.

Segundo ele, “independentemente do cenário de consumo, o volume de etanol em estoque nas usinas é suficiente para acomodar qualquer variação na demanda entre anidro, hidratado e gasolina para o fim da safra 2020/2021 e início da safra 2021/2022”.

 

 

Fonte: Broadcast Agro

Equipe SNA

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