Transgênicos: vem aí filme sobre “indústria do medo”

Chegará em breve aos cinemas um filme que pretende desmascarar a chamada “indústria do medo” promovida pelos ativistas “anti-transgênicos”. Quem promete é o consultor canadense Rob Saik, sócio da consultoria Agritrend – que assessora milhares de agricultores nos Estados Unidos e Canadá – palestrando no Congresso da Associação Nacional de Produtores de Plantio Direto da Argentina (Aapresid).

Falando sobre a ameaças à segurança alimentar no mundo, Saik sustenta que a única ameaça é a “não-ciência”, que fomenta o que chama de “indústria do medo”. Para exemplificar, ele disse que a Monsanto, tão difamada por militantes nos últimos anos, teve receita total nos últimos anos equivalente à rede de supermercados Whole Foods, de orgânicos.

Para revelar essas e outras realidades poucos conhecidas, ele anunciou no Congresso a produção do filme “KNOW GMO”. Numa tradução literal: “CONHEÇA OS TRANSGÊNICOS”, um trocadilho ao slogan “NO GMO”, tão propagado pelo ativismo eco fundamentalista.

“O ‘compre orgânico’, bem como os selos identificando o que não é transgênico, apela muito forte aos consumidores pelo medo. Majoritariamente trata-se de mentiras, porque praticamente tudo o que comemos é transgênico. Outro caso que posso citar é o das ONGs internacionais, como o Greenpeace. Quanto mais medo impõe, mais afiliados recrutam”, afirmou Saik ao jornalista Luís Vieira, do Agriculture.

O consultor contou que a ideia do filme surgiu quando ele percebeu que gastava muito tempo esclarecendo acusações falsas contra os transgênicos na internet. O documentário vai mostrar a vida de agricultores e famílias que produzem transgênicos sem qualquer consequência negativa para eles próprios ou para as comunidades onde estão inseridos.

Um dos primeiros casos é o do mamão, no Havaí, onde um vírus foi erradicado por biotecnologia e provocou uma pujança econômica naquele estado norte-americano. Também vai desmentir casos falsos de danos a saúde em comunidades argentinas. Segundo Saik, o filme até agora só contou com apoio de produtores individuais e da província canadense de Saskatchewan.

“A ajuda de produtores argentinos está sendo extraordinária”, disse o consultor ao Agriculture.com. Para saber como vai para o projeto, os interessados podem acessar http://www.knowgmothemovie.com.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp