TESC abre estrutura para exportação de grãos em São Francisco do Sul (SC)

O Terminal Portuário Santa Catarina (TESC), localizado no Porto de São Francisco do Sul (SC), inaugurou nesta quinta-feira um berço de atracação dedicado à movimentação de grãos como soja e milho. A companhia investiu R$ 250 milhões na estrutura, parte com dinheiro que captou no mercado e parte com recursos próprios.

Construído em 18 meses, o berço poderá movimentar 2.5 milhões de toneladas por ano quando estiver operando a plena capacidade, em 2025, mas a empresa acredita que pode alcançar esse patamar até antes, a depender da produção agrícola e da demanda logística. No segundo semestre, o berço de grãos do TESC já deverá movimentar cerca de 1 milhão de toneladas, disse Frederico Humberg, Presidente do Conselho de Administração do TESC e CEO da Agribrasil, trading de grãos que é a principal acionista do terminal. O TESC é o primeiro investimento que a Agribrasil faz em ativos próprios de infraestrutura.

Planos ambiciosos

Os planos são ainda mais ambiciosos: movimentar 7 milhões de toneladas anuais, o que dependerá de projetos futuros, como a ampliação da capacidade de armazenagem e de recebimento de grãos. A expansão adicional exigiria investimentos adicionais de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões.

Pátio de triagem

O pátio de triagem tem 160 vagas, com espaço para classificar produtos e cadastrar acesso. A estrutura de recebimento conta com dois tombadores para caminhões de até 30 metros e capacidade de 10.000 toneladas por dia. A capacidade estática é de 90.000 toneladas de grãos, distribuída em três silos, e o sistema de embarque pode movimentar até 2.000 toneladas por hora, carregando navios Panamax, que transportam até 70.000 toneladas de soja.

Terminais especializados

Nos próximos anos, a estrutura deverá se tornar o principal vetor de resultados da companhia, disse o Diretor Presidente do TESC, Paulo Capriolli. “O mercado de grãos é muito forte no Brasil, a Região Sul é muito forte nisso e carente de investimentos”, disse.

O executivo afirma que uma mudança na legislação, que ocorreu em 2013, abriu a possibilidade de se construir terminais especializados. Com estruturas maiores, as operações de contêiner acabaram migrando para os portos de Itapoá e Navegantes. No TESC, a última movimentação desse tipo aconteceu em 2016.

“Tínhamos limitação de área para um terminal de contêiner. Fizemos o investimento e perdemos. Então, tivemos que fazer um trabalho de reestruturação”, disse.

Plano

O plano incluiu venda de ativos, readequação de custos e investimento em serviços. O berço de atracação com estrutura para granéis agrícolas faz parte desse processo, como contrapartida para a renovação antecipada do contrato de arrendamento com a administração portuária, que expiraria em 2021 e foi prorrogado até 2046.

O TESC é arrendatário no porto de São Francisco do Sul, operando uma estrutura privada dentro da área pública. A empresa começou suas atividades em 1996, com madeira. Depois, passou a receber outras cargas, como produtos de siderurgia e fertilizantes. Em 2003, a empresa passou a movimentar contêineres, e, entre 2007 e 2010, fez investimentos para atender a demanda por navios maiores.

Nos outros dois berços de atracação, o TESC segue operando com cargas gerais, material para siderurgia e fertilizantes. Humberg considera, no entanto, que, a depender da demanda, seria possível adaptar um segundo berço de atracação para operações com cargas de grãos, o que, no futuro, permitiria movimentar até 14 milhões de toneladas no local.

Fonte: Valor

 

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