A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, foi eleita presidente da Conferência Ministerial de Agricultura 2021, reunião dos ministros da Agricultura de 34 países das Américas, que começou nesta quarta-feira.
Organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a reunião é realizada de forma virtual por causa das condições impostas pela epidemia da Covid-19.
Entre os assuntos que serão tratados até o fim da reunião, que termina nesta quinta-feira, estão as ameaças ao comércio agropecuário, como a Peste Suína Africana (PSA) nas Américas, recentemente reconhecida pela República Dominicana.
“O agro do Brasil assume protagonismo no mundo crescendo 420% na produtividade em 60 anos, e com aumento de apenas 47% da área’, disse Tereza Cristina.
Sistemas agroalimentares
O encontro, que neste ano tem como tema “Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, Motor do Desenvolvimento das Américas”, também irá definir o posicionamento comum do Hemisfério na Cúpula sobre Sistemas Alimentares das Organização das Nações Unidas (ONU), que vai acontecer no dia 23 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos.
Os desafios ambientais, sociais e econômicos que os sistemas alimentares dos países das Américas enfrentam também estarão presentes ao debate.
O diretor geral do IICA, Manuel Otero, disse que o encontro “oferece uma grande oportunidade de debater o papel dos sistemas agroalimentares sustentáveis como eixo estratégico para a recuperação econômica dos nossos países no pós-Covid-19.”
Fonte: Canal Rural
Equipe SNA