Tecnologias da Embrapa Meio-Norte são destaques no Semiárido Show

Foto: Saulo Coelho

Com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, a 10ª a edição do Semiárido Show volta a ser realizada de forma presencial, nos dias 1º a 4 de Agosto de 2023. Também será disponibilizada uma programação de cursos virtuais ofertados por meio da Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa – e-Campo, possibilitando a participação a partir de qualquer localidade do Brasil e do mundo.

A feira é gratuita e aberta a todos os públicos, como produtores, profissionais da assistência técnica e extensão  rural, estudantes, comunidade científica, gestores, formuladores de políticas públicas e demais interessados.

Com palestras, treinamentos, demonstrações de tecnologias já consagradas e  estande, a Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) é uma das unidades em destaque na 10ª Edição do Semiárido Show, a feira de inovação tecnológica que que será aberta nesta terça-feira primeiro de agosto e vai até o dia quatro. O evento é uma realização da Embrapa e acontece numa área às margens da rodovia BR-428, no quilômetro 148, no município de Petrolina, no sertão pernambucano. A feira é aberta a todos os públicos e sem cobrança de ingresso.

As palestras confirmadas são as seguintes: Sisteminha Embrapa/UFU/FAPEMIG nas condições de Semiárido (analistas Valdemir Queiroz e Robério Sobreira); Criação de Galinhas Caipiras (Pesquisadora Tânia Leal e Robério Sobreira); Captura de enxames de abelhas-nativas-sem-ferrão com recipientes-iscas (pesquisadora Patricia Drumond); Mercado e cultivares de feijão caupi para o Semiárido (pesquisador Maurisrael Rocha Moura); e Boi curraleiro pe-duro: papel das raças nativas na obtenção de carnes crioulas (pesquisador Geraldo Magela).

Peixes vivos e circulação de água

Na versão online, a Unidade está oferecendo, na plataforma e-campo, os cursos inéditos sobre Criação de Galinhas Caipiras na Região Semiárida do Brasil (pesquisadoras Teresa Viola e Tânia Leal; analistas Marcos Jacob Robério Sobreira); Sisteminha no Semiárido ( Valdemir Queiroz, Robério Sobreira,  Pedro Rodrigues e  Adão Cabral); Sistema de Produção de Feijão Caupi  (pesquisadores Maurisrael Rocha Moura, Rosa Mota, Jorge Hashimoto, Cândido Athayde, Paulo Henrique; e analistas José Câmara e Adão Cabral); e Cultivo da cajazeira (pesquisadores Valdemício Ferreira, Eugênio Emérito, Cândido Athayde e Paulo Henrique).

Nas demonstrações de campo, os pesquisadores e analistas da Embrapa Meio-Norte apresentam variedades de batata-doce biofortificadas; e o Sisteminha Embrapa/UFU/FAPEMIG. No estande, o visitante tem a oportunidade de conhecer maquetes com peixes vivos e circulação de água do Sisteminha, Sistema de Criação de Galinha Caipiras, Máquina de debulhar feijão verde e folders com as tecnologias da Unidade.

 

Por equipe SNA
Fonte: Embrapa

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp