Os suinocultores independentes estão vendo os preços do animal vivo cair de maneira vertiginosa nas últimas semanas. Uma conjugação de fatores, que vão desde a operação Carne Fraca até a delação dos sócios da JBS contribuíram para esse cenário. Mas, segundo os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), além das demandas interna e externa enfraquecidas, a disponibilidade de animais está maior, já que parte das integradoras tem ofertado lotes no mercado independente.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o presidente da ACCS (Associação Catarinense dos Criadores de Suínos), Lozivanio Luís de Lorenzi, antecipou essa informação que traz grande preocupação aos produtores. Para piorar a conjuntura dos produtores independentes, a queda nas cotações reduziu o poder de compra do suinocultor em relação ao milho.
Segundo a Scot Consultoria, na parcial de junho, houve uma queda de 3,4%. Assim, o suinocultor compra 8,6 quilos de milho com um quilo de suíno, contra os 8,9 quilos adquiridos em maio. Na parcial de junho, a média de preço nas granjas paulistas caiu 7,8% em relação à média do mês anterior.
>> Acesse a cotação completa do suíno.
Fonte: Notícias Agrícolas