A terceira estimativa de safra da StoneX indica um aumento da área e produção de trigo em relação ao relatório anterior. Do lado do plantio, foram acrescidos 3.000 hectares em São Paulo que ainda não estavam computados, estimando a área desta safra de inverno 2022 em 3.157 milhões de hectares.
Os analistas da consultoria destacam os aumentos da produtividade diante das boas condições climáticas durante o desenvolvimento das lavouras.
As produtividades médias estimadas são de 2,98 toneladas por hectare no Paraná; 3,3 toneladas por hectares em Santa Catarina; 3,1 toneladas por hectare no Rio Grande do Sul; 2,4 toneladas por hectare no Mato Grosso do Sul e 3,8 toneladas por hectare em Goiás.
“Apesar dos recentes episódios de geadas no Sul do País, grande parte das lavouras das regiões afetadas não foram comprometidas ou ainda não houve tempo suficiente para confirmar os danos sobre os rendimentos até este levantamento”, informa o relatório da StoneX.
Com isso a estimava da produção foi revisada para 9.67 milhões de toneladas contra as 9.25 milhões de toneladas no último levantamento. Essa produção de trigo representa um aumento de 1.35 milhões de toneladas ou 16,20% em relação a safra anterior.
“Até o momento, o clima tem favorecido o bom desenvolvimento das lavouras, com bom volume de chuvas e geadas ainda em estádios pouco susceptíveis”, destaca a consultoria.
“Contudo, o mês de setembro será importante para regiões mais ao sul do PR e os estados de SC e RS. A previsão de chuvas é satisfatória, mas uma onda de frio a partir de 20 de setembro pode preocupar quanto a geadas em um período crítico das lavouras”.