Soja/CEPEA: cotações voltam a ceder com expectativa de início da colheita

De acordo com informações do CEPEA, os preços de soja e derivados voltaram a recuar no mercado interno nos últimos dias, interrompendo o movimento de recuperação. Nem mesmo o dólar valorizado frente ao Real, o que torna o grão brasileiro mais competitivo no mercado externo, tem favorecido as cotações domésticas.

O momento atual parece ser de ajustamento face à chegada da nova safra da América do Sul (Brasil e Argentina), uma vez que a colheita pode se iniciar em cerca de 20 dias no centro-oeste do Paraná. Segundo pesquisadores do CEPEA, apesar de os estoques e a liquidez estarem baixos, há expectativa de que, apesar do atraso no semeio, a melhora das condições climáticas desde o final de outubro possa resultar em boa produção nesta temporada.

No estado do Paraná, a média ponderada, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, baixou 1,7% nos últimos sete dias caindo para R$ 62,07/saca de 60 kg na sexta-feira, 5. O Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados na modalidade spot, referentes ao grão depositado no corredor de exportação, permaneceu arbitrado em R$ 61,17/saca.

 

Fonte: Cepea/Esalq

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp