Soja: Melhora do clima favorece trabalhos no campo; preços caem 

A pressão vem também da melhora nas condições climáticas em grande parte das regiões produtoras de soja no País – Imagem de Vectonauta no Freepik

Soja

Os preços da soja estão em queda no mercado brasileiro neste começo de dezembro. Segundo pesquisadores do CEPEA, além das quedas no mercado internacional e do dólar, que afastaram compradores do mercado spot nacional, a pressão vem também da melhora nas condições climáticas em grande parte das regiões produtoras de soja no País.

Pesquisadores do CEPEA indicam que as recentes chuvas ocorridas no Cerrado brasileiro trouxeram um alívio para os produtores, que passaram a intensificar o plantio da safra 2023/24. No Sul do Brasil, a predominância de um período com menor volume de chuvas proporcionou um avanço significativo nas atividades de campo.

Ressalte-se que, mesmo com a intensificação das atividades na semana passada, o plantio da oleaginosa no Brasil segue atrasado em relação ao da safra anterior.

Milho

A oferta de milho vem diminuindo no mercado spot nacional. Pesquisadores do CEPEA indicam que esse cenário se deve a preocupações com os impactos das condições climáticas adversas sobre a produção da safra 2023/24, ao bom ritmo das exportações brasileiras e também à proximidade do período do final de ano, quando parte das empresas e transportadoras entra em recesso.

De fato, estimativas oficiais já indicam uma menor produção para 2023/24 e maior demanda para consumo doméstico. Diante disso, produtores consultados pelo CEPEA já reduziram o interesse de vendas no mercado spot e também para entrega futura, ao passo que consumidores domésticos seguem ativos, contexto que mantém os preços do cereal em alta.

No começo de dezembro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) voltou a operar nos patamares de abril deste ano.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp