Soja: é hora de vender?

Na avaliação do analista da consultoria Trigo & Farinhas Luiz Fernando Pacheco, a valorização da soja no mercado doméstico indica que pode ser a hora certa de vender a oleaginosa. “Normalmente o lucro das indústrias é de 1,8% e o do comércio não passa de 3%. E o do agricultor de soja hoje está entre 20% e 30% na região Centro-Oeste, entre 30% a 40% na região Sul e entre 12% a 18% nos estados da região Norte”, disse o especialista.

Segundo Pacheco, já houve casos anteriormente em que o agricultor deixou escapar grandes lucros por querer mais, como no ano de 2015. Ele afirma que a recomendação de todos os analistas é vender escalonado, à medida que o lucro for se apresentando.

O analista da T&F lembra ainda dos altos custos da soja brasileira e que os mercados futuros estão caindo. “O problema não é se vai subir ou não, mas a atitude do produtor. Ninguém pode garantir que vai subir, então é melhor garantir os custos com o lucro que está disponível no momento”.

“Se subir mais, o produtor ainda tem mais lotes. Estima-se que no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda haja uma disponibilidade de até 25% da safra 2016/17 por vender, ao passo que, de São Paulo para cima, quase tudo já foi vendido. Há alguns fatores de alta no mercado de soja a médio e longo prazo, mas, e se não se confirmarem? Melhor um passarinho na mão que dois voando”, disse Pacheco.

Segundo ele, “os agricultores que são disciplinados e estabelecem metas de lucro anuais entre 10% a 20%, têm mais patrimônio e lucro em dez anos do que aqueles que arriscam tudo nas altas”.

“Os primeiros (disciplinados) sempre tem lucro, ao passo que os outros podem ter prejuízos homéricos. Para isso, é preciso não dar bola para os vizinhos, que dizem que ‘venderam melhor, que vai subir, que não se deve vender’. A comercialização é um ato solitário, seu e de mais ninguém. Não se deve sair por aí garganteando lucros e, principalmente, zoando de quem não conseguiu o mesmo preço que você”, afirmou.

 

Fonte: Agrolink

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