Soja cai no interior, mas prêmios sobem

As cotações da soja registraram na terça-feira (19/12) mais um dia de baixas generalizadas dos preços no mercado físico do interior brasileiro, acompanhando a tendência observada na Bolsa de Chicago (CBOT). Segundo a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços recuaram 0,20% no interior e até 0,58% nos portos (como o de Santos/SP, e Rio Grande/ RS).

A T&F chama a atenção para o fato de que os prêmios da soja em grão no Brasil estão subindo (pelo segundo dia consecutivo), algo não usual para esta época do ano.

“E isto ocorre porque, também de forma não usual, as exportações de soja brasileira estão acontecendo depois de agosto. Normalmente essa é a janela para a exportação norte-americana, mas, neste ano de 2017, a China e a Europa têm adquirido soja brasileira nos meses de setembro até dezembro (e prosseguirá até maio) em quantidades expressivas”,  disse o analista Luiz Fernando Pacheco.

Segundo a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), o ano de 2017 foi de grande elevação nos volumes de exportação de soja em grão.  Em janeiro foram 147% a mais; em fevereiro 106%, em março 40%, em abril 26%, em maio 22%, em junho 20%, em julho 18%, em agosto 20%, em setembro 25%, em outubro 27% e em novembro 30%, todos em relação a 2016.

“Mas esta elevação dos prêmios e dos preços nem sempre se traduz em elevação dos preços no interior do país devido ao dólar, que tem oscilado conforme os humores de Brasília. Chegou a R$ 3,33 e hoje está a R$ 3,29”, afirmou Pacheco.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp