Software da Embrapa avalia riscos ambientais dos agrotóxicos

O uso incorreto de agrotóxicos representa uma ameaça de contaminação dos recursos hídricos e pode afetar a qualidade da água consumida pela população. Para avaliar estes riscos sobre os corpos hídricos subterrâneos, lençóis freáticos e superficiais – como rios, córregos e lagos – a Embrapa Meio Ambiente em parceria com a Embrapa Gestão Territorial desenvolveram o software ARAquá.

Baseado em modelos matemáticos validados cientificamente, o aplicativo gera dados estimados sobre a concentração de agrotóxicos em cenários de uso agrícola, comparando-os com os parâmetros de qualidade dos recursos hídricos.

Para cada propriedade, o software apresenta um quociente diferente. Caso a concentração estimada das toxinas na água estiver acima do nível aceitável, o valor aparecerá grifado em vermelho. Se o resultado não for uma concentração perigosa, ele será mostrado na cor verde, ou ainda em amarelo em casos de potenciais riscos.

Rafael Mingoti, supervisor do Núcleo de Análises Técnicas da Embrapa Gestão Territorial, explica sobre o funcionamento do software e os dados necessários para a análise:

“A pessoa tem acesso ao software pela internet. Geralmente é utilizado por quem tem um propósito específico e técnico de estimar qual é a concentração do agrotóxico no lençol freático, no lago ou curso d’água. Para isso então a pessoa tem que informar qual agrotóxico que ele está afim de estudar e algumas informações dele. Por exemplo, dose de aplicação, qual é a concentração, se é 50 (%), que é a concentração afetiva, que provoque algum dano a 50% da população, ou plantas ou animais aquáticos. E por fim, qual o cenário? Se esta interessado em estimar para água superficial, qual são as características dessa localidade? Qual a declividade do terreno? O quanto da aplicação do agrotóxico é interceptado pelas plantas? Se há mata ciliar em volta dos rios e qual o coeficiente dessas áreas? Com essas informações o software gera a concentração ambiental estimado do agrotóxico, ou para águas superficiais ou águas subterrâneas e compara os parâmetros de toxidade por meio do quociente de risco. Então o quociente de risco vai traduzir para o usuário o quanto aquela concentração é tóxica para o consumo humano, animais ou plantas aquáticas.”

O Software ARAquá é gratuito e está disponível a qualquer interessado porém destinado especialmente a órgãos oficiais de controle ambiental, organizações ambientais, empresas ligadas ao setor agropecuário e profissionais que atuam com a gestão ambiental.

 

Fonte: Portal Dia de Campo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp