RIO+AGRO O 1º EVENTO INTERNACIONAL DO AGRO REALIZADO NA CIDADE MARAVILHOSA.
O Rio de Janeiro realizou o Fórum Internacional de Desenvolvimento Agroambiental, entre os últimos dias de 29/7 a 02/08, no Campo Olímpico de Golfe na Barra da Tijuca. O evento reuniu especialistas de todas as vertentes que influenciam o agronegócio mundial, dialogando sobre tópicos relevantes e desafiadores que impactam as cadeias produtivas da agricultura familiar e empresarial para geração de renda e igualdade social. Assim, os debates giraram em torno da segurança alimentar mundial, evidenciando o potencial agroambiental do Brasil para o desenvolvimento sustentável das economias no século 21.
O SNA Startup Hub (SNASH) foi o Curador Oficial da Arena de Inovação com uma agenda de importantes painéis que elaborou para o dia 2, o último do evento. O SNASH DAY, que reuniu startups inovadoras, investidores e grandes corporações tais como Yara, BASF, Braskem, Cargill, Abiove e Supermercados Zona Sul.
Sete grandes blocos formaram debates de alta qualidade: Confira o que foi apresentado:
A importância das AgFintechs no sentido de empoderar o produtor rural (WBGI; Agrotoken; Arara Seed; Sette).
From Farm to Fork: Exposição de motivos para eliminação de gargalos na cadeia produtiva de alimentos através da inovação (Supermercados Zona Sul; Frexco; SOU AgroSoluções; Tagme)
Como intergrar o Ecossistema de Inovação do Agronegócio Global (Yara; SNASH; Embrapa; AgriHub)
A Agricultura de Decisão e o Poder dos Dados no Agro (BASF, IMBRAgro; ManejeBem; Tecgraf Agro
A vida começa no solo: Soluções das Startups ajudam a garantir a segurança alimentar mundial: (Braskem; B4A; Farm Result; SEED4SEED; Sucellus)
Economia Verde e a Posição Estratégica do Brasil; (Land Innovation Fund;Cargill; ABIOVE; Já entendi AGRO, Umgrauemeio)
Biotecnologia, Nanotecnologia e a Próxima Geração de Insumos para a Agropecuária (Sociedade Nacional de Agricultura; BIOHOP; Micro-Biotech; Mastera.
Gustavo Spadotti elogia o evento e envia mensagem à SNA. Confira no vídeo.
O saldo do evento foi extremamente positivo, na avaliação das autoridades, gestores e expositores, que puderam trocar ideais sobre aspectos importantíssimos do agronegócio brasileiro e suas mais atualizadas e prementes agendas. O SNASH pôde apresentar seus resultados e prospectar novas parcerias para o futuro, além do sucesso na curadoria dos painéis realizados. O Stand do Hub foi um dos mais visitados na estrutura erguida no cenário deslumbrante do Campo Olímpico de Golfe do Rio.
Em conversa com o Portal SNA, o presidente do Fórum Internacional do Desenvolvimento Agro Ambiental Sustentável (Rio + Agro), responsável pela organização do evento, Calos Favoreto já projeta a realização de uma nova edição em 2025. Ele disse que o comparecimento do público superou suas expectativas, com mais de 18 mil participantes, que prestigiaram os cinco dias de evento, num total que contou com 230 expositores em mais de 60 stands espalhados pelo local e mil profissionais envolvidos na produção de 180 temas, ministrados por 74 palestrantes nacionais e internacionais.
Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290) marcelosa@sna.agr.br