SNA presta homenagem ao presidente do TRE-RJ

Carlos Santos de Oliveira, presidente do TRE-RJ; Procurador geral da Justiça, José Eduardo Gussem; Antonio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura; e Frederico Grechi, diretor da SNA. Foto: SNA

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) realizou nesta quarta-feira um almoço de confraternização em homenagem ao desembargador Carlos Santos de Oliveira, que tomou posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) para o mandato de 2019/2020.

Na ocasião, Oliveira destacou o trabalho desenvolvido pela SNA, principalmente na área educacional, e falou sobre a necessidade do cadastramento de eleitores no sistema de biometria. “Esse processo onde o eleitor utiliza suas impressões digitais para votar traz segurança e evita fraudes”, explicou o desembargador.

No caso do Rio de Janeiro, ele afirmou que “quase metade do eleitorado do estado já está inserido no sistema” e lembrou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipulou um prazo até 2022 para que todos os eleitores estejam biometrizados. “Caso contrário, não poderão votar”, disse.

Nesse sentido, Oliveira solicitou a colaboração da Sociedade Nacional de Agricultura para que ajude a divulgar a necessidade de cadastramento como forma de conscientizar os eleitores. O pedido recebeu o apoio do presidente da SNA, Antonio Alvarenga.

“O registro das impressões digitais permite a retirada do título de eleitor biometrizado, que pode ficar armazenado no celular mediante o download do aplicativo e-Título. Os dados do cadastro são tão confiáveis que irão constituir o embrião do futuro Documento Nacional de Identidade”, ressaltou o desembargador.

Ainda durante o encontro, ele destacou o trabalho realizado pelo TRE para a estruturação da justiça eleitoral com o propósito de receber e julgar processos referentes à Lava-Jato, conforme resolução do Supremo Tribunal Federal (STF).

Serviços digitais

Participando do almoço, o procurador-geral José Eduardo Gussem disse que, atualmente, “a prestação de serviços públicos digitais colabora para o desenvolvimento da Justiça, que utiliza diversos métodos para se chegar a soluções no âmbito social, muito mais eficientes e preventivas e não mais encarceradoras e repressivas como no passado”.

Presenças

Diretores da SNA e autoridades do TRE-RJ também estiveram presentes à cerimônia. O presidente do TRE-RJ, Carlos de Oliveira, esteve acompanhado de sua esposa Mônica Oliveira e da filha Danielle.

Representaram a SNA o vice-presidente Hélio Sirimarco e os diretores Frederico Price Grechi, Rui Otávio Andreade e Thomás Tosta de Sá. Do TRE-RJ, compareceram o diretor geral Bruno Andrade de Souza, os desembargadores eleitorais Glória Heloiza Lima da Silva, Kátia Junqueira e José Alfredo Savedra, o juiz auxiliar da Presidência Rudi Baldi Loewenkron, o diretor-geral do TRE-RJ, Bruno Andrade, e as assessoras da Presidência Natália Buchmuller (Chefe de gabinete) e Fernanda Gomes.

SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp