O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, participou, no último dia 24 de abril, em Brasília, da solenidade em comemoração aos 40 anos da Embrapa. O evento, que aconteceu na sede da empresa, reuniu um grande número de convidados, entre eles, ex-presidentes da instituição, ex-ministros, lideranças do agronegócio, parlamentares, diretores, chefes de unidades e funcionários da Embrapa.
Em seu discurso, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, traçou um breve histórico da evolução do Brasil nos últimos 40 anos, destacou o progresso da agricultura nesse período – lembrando o notável crescimento da safra brasileira – falou sobre a importância das parcerias, e destacou a necessidade da Embrapa e seus parceiros se prepararem para as mudanças de paradigmas nas próximas décadas.
“Abundância na produção pode significar abundância também em novas pragas e doenças. Mudanças climáticas irão nos impor desafios complexos e nos exigir novos métodos de pesquisa, novas estratégias de produção. Teremos que abraçar definitivamente o conceito de inteligência estratégica, fortalecer a nossa capacidade de antecipação, reduzir os nossos tempos de resposta e desenvolver a nossa habilidade de lidar com urgências cada vez mais complexas”, declarou Lopes.
Estiveram presentes, entre outros, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade; a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representando a presidente Dilma Rousseff; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Benedito Lira.