Antonio Alvarenga foi reeleito, por aclamação, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em assembléia geral ordinária realizada no último dia 19 de junho.
A diretoria executiva da SNA, eleita para o quadriênio 2019-2023, incorpora o economista Leonardo de Mello Alvarenga.
No caso da diretoria técnica, foram eleitos como novos integrantes: o professor da USP Marcos Fava Neves, o economista Cláudio Contador, o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro; o assessor especial do Ministério da Agricultura, Francisco Basílio; o empresário Roberto Ticoulat; a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, Sylvia Wachsner.e o engenheiro agrônomo Élcio Marques Batista.
Já o economista e engenheiro Ney Ottoni Brito foi eleito para integrar a Comissão Fiscal.
Academia Nacional de Agricultura
A Assembleia também definiu os novos nomes que passarão a fazer parte da Academia Nacional de Agricultura: a presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Angela Costa; a editora da revista A Lavoura, Cristina Baran; o presidente do sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Milton Thiago de Mello; o empresário e ex-presidente da ACRJ, Ruy Barreto; o economista Roberto Fendt e o empresário Leontino Balbo.
Educação
O presidente da SNA destacou o trabalho desenvolvido pela entidade nas áreas de educação, informação e difusão de tecnologia durante o exercício de 2018, ressaltando a parceria com a Universidade Castello Branco na manutenção de um curso de Medicina Veterinária no campus da Penha; as atividades educacionais desenvolvidas pela tradicional Escola de Horticultura Wencesláo Bello; a parceria com o IBMEC Agro para a realização de cursos de pós- graduação a distância e o acordo com a FIA (Fundação Instituto de Administração) para a promoção de cursos e seminários na modalidade presencial, na sede da SNA.
Portais e redes
Na área de Comunicação foram relatados os processos de migração das revistas editadas pela SNA para o ambiente digital, com a criação de portais na internet específicos para as revistas A Lavoura e Animal Business Brasil. Também foram mencionadas as estatísticas de acesso aos portais mantidos pela SNA, que superaram a média mensal de 118 mil acessos, com mais de 187 mil páginas visitadas, bem como a presença da instituição nas redes sociais.
Foto da capa: Osaná de Almeida e Antonio Alvarenga.
SNA