Dez nomes, entre personalidades e instituições, foram homenageados com os prêmios “Destaques A Lavoura 2012/13” e “Destaques Especiais SNA 2012/13”, durante o 14º Congresso de Agribusiness, que terminou na noite de 8 de novembro, com uma confraternização entre os participantes. O evento ocorreu na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no centro do Rio de Janeiro.
Os contemplados com o prêmio “Destaques A Lavoura 2012/2013” foram André Ilha, diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na categoria “Meio Ambiente”; Cesário Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SBR), na categoria “Representação Institucional”; Cristiano Walter Simon, consultor da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Conselho de Agronegócio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), na categoria “Tecnologia de Insumos”; e Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na categoria “Pesquisa”.
Ainda foram premiados Itaipu Binacional, principalmente pelo programa “Cultivando Água Boa”, na categoria “Projeto Social”, representado pelo engenheiro agrônomo João José Passini, da Superintendência de Gestão Ambiental da empresa; Jornal do Commercio, na categoria “Comunicação”, representado pelo coordenador comercial do diário, Cesar Augusto Figueiredo de Souza; Romeu Afonso de Souza Kiihl, diretor Científico da Tropical Melhoramento e Genética, na categoria “Tecnologia de Produção”. Premiado também o Plano ABC do Mapa, na ocasião representado por Caio Tibério Dornelles da Rocha, gestor do programa do governo federal e secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.
Como “Destaque Especial SNA 2012/13” foram premiadas a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Embrapa, representadas por seus presidentes, respectivamente, Luiz Carlos Carvalho e Maurício Lopes.
AGRADECIMENTOS
O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, recebeu o prêmio “Destaque Especial SNA 2012/13” pelos 40 anos de atuação do órgão no país. Lopes agradeceu a homenagem reforçando que o “Brasil passou por uma primeira revolução do setor agrícola, nos últimos 40 anos, e agora passará por uma segunda revolução, cujo sucesso “vai depender de sermos capazes de responder às exigências do mercado e de ir além de produzir só alimentos, fibra e energia”.
“Estou lisonjeado por receber um prêmio ao final de um evento desta envergadura. Espero trilharmos bons caminhos nestas áreas vitais que envolvem o agronegócio, de forma que possamos construir um mundo melhor”, discursou André Ilha (Inea), ao receber o prêmio “Destaques A Lavoura 2012/13” na categoria Meio Ambiente das mãos da diretora da SNA Sylvia Waschner.
O ex-ministro Alysson Paolinelli entregou o prêmio para Cesário Ramalho (SBR). “Eu me sinto emocionado. Com muita humildade, recebo esta homenagem em nome da minha entidade, dos agricultores e dos pecuaristas brasileiros tão bem defendidos neste congresso”, disse o homenageado.
O também ex-ministro Luis Carlos Guedes Pinto entregou o prêmio “Destaques A Lavoura 2012/2013” para Cristiano Simon (Mapa). “Para mim, é um reconhecimento importantíssimo após uma carreira de mais de 40 anos. Não sou cientista, mas procurei aprender e levar os conhecimentos técnico-científicos aos agricultores”, ressaltou Simon.
O diretor da SNA Paulo Protásio foi responsável por entregar o troféu a Eduardo Assad (Embrapa). “Agradeço por esse prêmio, mas vou dividi-lo com todos os meus colegas da Embrapa, principalmente com aqueles que me ajudaram a mudar a concepção de que a agricultura não é a vilã das mudanças climáticas e que é possível fazer uma agricultura com sustentabilidade”, discursou Assad.
Ao receber o prêmio, das mãos do diretor da SNA Sérgio Malta, em nome da Itaipu Binacional, João José Passini fez questão de salientar que “o prêmio não era da Itaipu e, sim, dos mais de dois mil parceiros que nós temos”.
Em nome do Jornal do Commercio, Cesar Augusto Figueiredo de Sousa, coordenador comercial do diário, destacou que “a gente noticia, há 186 anos, os mais importantes fatores da economia e o agronegócio tem merecido destaque nos últimos anos”.
Presidente da Academia Nacional da Agricultura, o ex-ministro Roberto Rodrigues entregou a honraria “Destaques A Lavoura 2012/2013” a Romeu Kiihl, considerado o “pai da soja brasileira”. “Com quase 72 anos, a gente se torna mais um contador de histórias e não palestrante. Meu sonho, enquanto estudante, era trabalhar com melhoramento de arroz, mas, por um mal entendido, fui parar na soja. Fui criticado por um colega, porque a soja era um produto sem expressão. Hoje, só tenho a agradecer”, comemorou o contemplado.
Representando o Plano ABC do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, ao ser homenageado pelas mãos de Cristina Baran, editora da revista A Lavoura, agradeceu: “Recebo este prêmio em nome do Mapa e de todos aqueles que se dedicam ao Plano ABC, que hoje já envolve dez ministérios. Tenho a alegria e a satisfação de ser o gestor deste projeto. E quero aproveitar a ocasião para homenagear Eduardo Assad (pesquisador da Embrapa, um dos contemplados da noite), mentor do projeto”.
Por fim, o presidente da SNA, Antonio Alvarenga, entregou o prêmio ao presidente da Abag, Luiz Carlos Carvalho. A entidade foi homenageada por sua atuação junto ao agronegócio por 20 anos. “Represento pessoas que influenciaram e influenciam a cadeia produtiva do agronegócio. Quero agradecer a todos da Abag. E copiando Roberto Rodrigues: nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a viver”, salientou Carvalho.
Por Equipe SNA/RJ