A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) realizou, nesta sexta-feira (29), a sua tradicional Cerimônia de Posse de Novos Membros da Academia Nacional de Agricultura (ANA). Este ano, o evento aconteceu no Hotel Renaisssance, em São Paulo, e foi prestigiado por convidados ilustres, como Guilherme Afif Domingos – Secretário Especial de Projetos Estratégicos de São Paulo, Silvia Massruhá – presidente da Embrapa, Roberto Rodrigues – ex-ministro de agricultura, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos, entre outros.
A solenidade teve início com uma fala de boas-vindas do presidente da SNA, Antônio Alvarenga, e do presidente da ANA e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Caio Carvalho. Foram empossados três novos membros à ANA, como reconhecimento por suas respectivas trajetórias em favor do desenvolvimento da agricultura brasileira.
Em sua fala, Antônio Alvarenga reforçou a importância das mulheres virem conquistando espaços de destaque no setor da agricultura, seja no âmbito da pesquisa, como no empresariado e em áreas, tradicionalmente, ocupadas por homens.
Na visão do presidente da ANA, Caio Carvalho, os novos acadêmicos irão ajudar a engrossar o posicionamento da Academia e da SNA em relação à COP 30. “Acredito que é um momento importante para que entidades do Agro tenham um posicionamento, de modo a contribuir para que ações necessárias comecem a acontecer, principalmente no que diz respeito à organização da COP 30”, ressaltou Carvalho.
Academia Nacional de Agricultura
Inaugurada em 2003, a Academia Nacional de Agricultura reúne as mais importantes personalidades do agronegócio brasileiro e leva consigo a missão de promover fóruns de debates para a elaboração de políticas nacionais voltadas para este setor, bem como para o meio ambiente e a pesquisa científica.
Novos membros
Teresa Vendramini
Teresa Vendramini é produtora rural, com destaque na pecuária, formada em Sociologia Política pela USP, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira e ainda ex-presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul. Atualmente, integra entidades representativas do Agro, a exemplo do Febraban.
Carla de Freitas
É empresária e produtora rural. Adquiriu ampla projeção como dirigente da empresa Agropecuária Bela Vista, desde 1997. É precursora na introdução de modernas tecnologias como Integração Lavoura Pecuária (ILP), confinamento, IATF, Plano ABC Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e um olhar atento para o bem estar animal e a sustentabilidade.
Jovelino Carvalho Mineiro Filho
Paulistano, Jovelino é economista, sociólogo, pós-graduado em economia, além de ser agricultor e pecuarista. É também sócio-fundador da Recepta Biopharma S/A, membro do Conselho de Administração da Recepta Biopharma S.A., membro do Conselho Superior do Agronegócio – COSAG/FIESP e do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo – ACSP. Preside as fazendas Sant’Anna S.A., Sanmaria Ltda e Teodoro Sampaio.