Sistema ILPF ajuda a mais que triplicar produtividade da pecuária brasileira, diz especialista da Esalq

Enquanto a produtividade média da pecuária convencional chega a oito arrobas por hectare, no ILPF alcança até 28 arrobas, mais que o triplo da produção. Foto: Divulgação

Graças ao sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a produtividade da pecuária brasileira experimentou expressivo crescimento nos últimos anos. Recentes levantamentos indicam que, enquanto a produtividade média da pecuária convencional chega a oito arrobas por hectare, no sistema de produção ILPF, a média alcança até 28 arrobas por hectare, um aumento superior a três vezes.

Os dados foram analisados durante a palestra Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades, proferida pelo professor Thiago Bernardino de Carvalho, economista agroindustrial do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq), durante a Campo Grande Expo, em Campo Grande (MS).

“Só que, para se atingir esse patamar de elevada produtividade, o produtor necessita alterar toda a gestão do seu negócio, pois nesse sistema tudo é diferente. Desde a parte financeira, passando pela forma de correção do solo até o processo de capacitação dos profissionais”, explicou o palestrante.

SALTOS DE PRODUTIVIDADE

Para Carvalho, o País tem todas as condições de conseguir saltos de produtividade semelhantes aos alcançados devido ao sistema ILPF também em outras culturas.

“Claro que temos grandes desafios pela frente: são gargalos na área de infraestrutura e logísticas, incertezas em questões jurídicas, além de uma visão equivocada por parte de um segmento da sociedade, em relação, por exemplo, aos defensivos agrícolas”, afirmou Carvalho.

Segundo o economista, dados da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) confirmam que, de 1960 até 2014, houve uma redução de 160 vezes nos níveis de toxicidades dos defensivos utilizados na agricultura brasileira.

“O que se vê na discussão, no entanto, é uma campanha de desmerecimento do produtor rural, que é classificado, por certo segmento da sociedade urbana, quase como um vilão”, disse o especialista.

EDIÇÃO DA REVISTA LAVOURA SOBRE ILPF

Veiculada desde 1897 pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e presente no mercado nas versões impressa (para assinantes e distribuída de forma dirigida a instituições representativas do agronegócio) e online (gratuito, excetuando as últimas edições, em razão do acordo com quem assina), a Revista A Lavoura costumeiramente traz novidades sobre o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Confira, por exemplo, a reportagem “ILPF: 11,5 milhões de hectares contam com o sistema”, que foi destaque da edição nº 718/2017, clicando aqui!

Assine e receba os exemplares impressos e exclusivos da Revista A Lavoura no conforto de sua casa. Faça contato pelo e-mail assinealavoura@sna.agr.br e confira nossas condições superespeciais!

Para ler gratuitamente as edições anteriores, acesse www.sna.agr.br/publicacoes/a-lavoura! Curta também nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram (@revistaalavoura.sna)!

Fonte: Campo Grande Expo com edição e informações d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp