Setor se mobiliza para elevar consumo de ovos no país

 

 

Francisco Turra é presidente da União Brasileira de Avicultura

 

Na quarta-feira, 11 de setembro, representantes da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e do Instituto Ovos Brasil se reuniram em São Paulo (SP), para discutir o fomento e o estímulo do consumo de produtos do segmento de ovos no Brasil. O presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, destacou o potencial da cadeia produtora de ovos e ainda afirmou que há espaço para que o setor duplique o consumo interno, aumentando a produção, beneficiando toda a cadeia produtiva.

“O consumo per capita nacional ainda é baixo, em torno de 161 unidades por habitante ao ano. No entanto, uma pesquisa encomendada pela Ubabef revelou que o ovo é um produto apreciado pelo consumidor brasileiro e está presente na dieta alimentar de 99% das famílias do país”, ressaltou.

Estatísticas da União Brasileira de Avicultura apontam que o consumo brasileiro anual per capita (doméstico e industrial) de ovos saltou de 131,8 unidades em 2007, para 161,5 em 2012. Mesmo assim, o consumo é considerado baixo, se comparado com a média de 360 ovos por habitantes no México, e mais de 200 ovos per capita ao ano em países europeus. A meta do setor é atingir a marca de 208 ovos por habitante nos próximos quatro anos.

O lançamento da campanha de comemoração da Semana do Ovo de 2013 foi realizado na quinta-feira, 12 de setembro, na sede do Instituto Ovos Brasil, que funciona na Associação Paulista de Avicultura (APA), em São Paulo. O projeto reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva e tem como objetivo levar informação e conhecimento aos consumidores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de ovos de galinha totalizou 2.689.451 mil dúzias, em 2012, um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o efetivo de galinhas poedeiras somou 499.855 mil cabeças, registrando um crescimento de 3,9% se comparado a 2011.

Por equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp