Setor de fertilizantes terá dois grandes eventos em agosto

Por Equipe SNA

Dois grandes eventos vão mobilizar todo o setor nacional de fertilizantes no mês de agosto. Entre os dias 21 e 23, acontecerá o V Fórum Abisolo e a 1ª FertiShow (Exposição Nacional e Internacional da Indústria de Fertilizantes Especiais), no centro de eventos Pereira Alvim, em Ribeirão Preto (SP), e no dia 26, será realizado o 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, no Renaissance São Paulo Hotel, na capital paulista.

Com o objetivo de envolver os mais importantes elos da cadeia da produção de alimentos de origem vegetal e discutir o efeito dos fertilizantes modernos no incremento da produtividade agrícola brasileira, o V Fórum Abisolo, organizado pela BBAgro Global, terá como tema “Modernidade, Gestão e Tecnologia em Nutrição Vegetal”. Já o 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), sob o tema central “Nutrientes para a vida”, aprofundará a discussão sobre o desafio de conciliar a produção de alimentos de forma sustentável para uma população mundial em constante crescimento.

Clorialdo Roberto Levreiro, presidente da Abisolo. Divulgação.

Segundo o presidente da Abisolo, a expectativa é a participação, nas conferências, de 500 inscritos para os painéis de debates, 50% acima da edição anterior, e 1.500 visitantes durante a FertiShow, que deverá se configurar no maior evento da indústria de tecnologia em nutrição vegetal da América Latina. São cerca de dois mil metros quadrados dedicados exclusivamente à exposição, com a participação de 50 empresas que irão apresentar inovações tecnológicas do setor nutrição vegetal.

As análises e projeções do setor de fertilizantes no Brasil, com base nas recentes estatísticas divulgadas pela Anda (Associação Nacional para Difusão de Abubos), segundo os organizadores do Fórum, justificam a sua importância e o aumento do número de participantes. Os dados da Anda indicam a entrega da ordem de 12,1 milhões de toneladas de fertilizantes no primeiro semestre de 2013, uma expansão de 3,6% em relação ao primeiro semestre de 2012. De acordo com estimativas do mercado, esse também deve ser o crescimento para o fechamento do ano, com um consumo girando entre 30 milhões e 30,5 milhões de toneladas.

Com relação ao segmento específico de fertilizantes especiais, segundo levantamento da BBAgro Global, é estimado para este ano 10% do total de fertilizantes consumidos no país, o que equivale ao faturamento de R$ 3 bilhões. A projeção para esse mercado é de crescimento de 95% até 2022, sendo que 40% deverão vir por aumento de dose de fertilizantes especiais, e 60% por aumento de grau de adoção, ou seja, que passarão a ser aplicados no plantio.

Já o 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes será aberto pela diretora executiva da Nutrients for Life Foundation (Fundação Nutrientes para a Vida), Harriet Wegmeyer, e pelo presidente do International Plant Nutrition Institute, Terry Roberts, que abordarão a necessidade de se garantir solos saudáveis para atender à crescente demanda por alimentos, observando o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. André Pessoa, da Agroconsult, apresentará o painel Perspectivas para a Agropecuária Brasileira para os Próximos 5 anos. O Congresso também analisará as perspectivas dos investimentos no segmento de fertilizantes no Brasil, com representantes de importantes empresas que atuam na área, além de um painel voltado à análise da oferta e da demanda de fertilizantes até 2020, que será conduzido por Dirk Jan Kennes, estrategista global de insumos do Rabobank.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp