Senado destaca a importância da veterinária brasileira e comemora os 36 anos da Abramvet

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em sessão especial, o Senado comemorou, no último dia 18 de março, em Brasília, os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet). A mesa da sessão foi presidida pelo senador Wellington Antonio Fagundes e contou com a presença, entre outros, do presidente da Abramvet, Milton Thiago de Mello, que ganhou destaque por sua trajetória profissional.

Na ocasião, o Senado também comemorou os 110 anos da criação da diretoria de Indústria Animal; os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), e prestou homenagem à primeira mulher médica veterinária diplomada no Brasil, Alzira de Souza, graduada em 1924 pela Faculdade de Medicina Veterinária de Pouso Alegre (MG).

Em seu discurso, o presidente da Abramvet ressaltou a responsabilidade da Veterinária brasileira na garantia da produção de alimentos para a população humana, que cresce em ritmo acelerado; chamou a atenção para a  mudança de hábitos alimentares dos consumidores e mencionou a qualidade das pesquisas em Biotecnologia no Nordeste, fazendo referência à participação da Abramvet no Biotec Meeting 2019 (Encontro Internacional de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal), realizado em Fortaleza (CE), de 14 a 16 de março.

BIOTECNOLOGIA

Durante o evento, foram apresentados trabalhos científicos no formato de conferências e “posters”, com os resultados de pesquisas efetuadas em instituições nordestinas por participantes da Rernorbio (Rede Nordestina de Biotecnologia).

O presidente da Abramvet abriu o encontro com uma palestra sobre os “100 anos da Veterinária no Brasil”, enfatizando o papel do setor na produção de alimentos para o mundo nos próximos anos e a necessidade de uma reorientação do ensino da Veterinária.

Thiago de Mello também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo acadêmico e professor José Ferreira Nunes, organizador do Biotec 2019, e elogiou sua capacidade de “aglutinar e formar cientistas de alto nível, mantendo uma atitude amigável com as muitas peças da complicada engrenagem que é fazer pesquisa de boa qualidade no País”.

Ao final da apresentação, o presidente da Abramvet foi agraciado com diploma e medalha da Ordem do Mérito da Medicina Veterinária no grau de Comendador.

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp