Quem gosta de morango já pode comemorar. Uum estudo da Universidade Estadual de San Diego (EUA) descobriu novos benefícios provenientes do consumo da fruta.
Além de oferecer vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, o alimento ainda impacta positivamente a cognição e a saúde cardiovascular humana.
A pesquisa contou com a participação de 35 pessoas — 17 mulheres e 18 homens — com idades entre 66 e 78 anos. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o primeiro deles consumiu 26 gramas de morango liofilizado.
A versão em pó da fruta se assemelha a um snack crocante e, apesar do formato atípico, é um produto natural. A porção equivale a dois morangos in natura. O segundo grupo recebeu a mesma quantidade de pó de controle, versão placebo para validação dos resultados.
Em 8 semanas, os pesquisadores identificaram que a velocidade de processamento cognitivo dos voluntários que consumiram a fruta aumentou em 5,2%. A pressão arterial sistólica, o maior valor que aparece durante uma aferição, diminuiu em 3,6% e a capacidade antioxidante total aumentou em 10,2%.
Esse não é o primeiro trabalho científico que relaciona a ingestão de morango com benefícios à saúde humana. Em 2019, uma pesquisada Universidade Rush, de Chicago (EUA), associou o consumo regular da fruta à melhora da cognição e redução do risco do desenvolver doenças como o Alzheimer.