Safras & Mercado: exportação de soja do Brasil deve atingir recorde de 61 milhões de toneladas em 2017/18

Seguindo a projeção da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a estimativa de Safras & Mercado para a exportação de soja no Brasil é de 61.7 milhões de toneladas em 2017. As vendas deverão absorver quase todo o aumento da oferta brasileira, que crescerá 19% em relação a safra anterior, para 116.156 milhões de toneladas, diante de uma colheita histórica, segundo dados da consultoria.

O Brasil é o maior exportador global de soja, enquanto a oleaginosa é o principal produto da pauta de exportação brasileira. De acordo com a Safras, o esmagamento de soja no país deverá aumentar apenas um milhão de toneladas, atingindo 41 milhões de toneladas. Já a demanda total por soja está estimada em 105.1 milhões de toneladas, com incremento de 10%. Dessa forma, os estoques finais deverão subir 317%, alcançando 11.056 milhões de toneladas.

A Safras ainda trabalha com uma produção de farelo de soja de 31.18 milhões de toneladas, com alta anual de 2%. As exportações de farelo deverão aumentar 9%, para 15.5 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno está projetado em 16 milhões, com elevação de 1%.

A produção de óleo de soja deverá ficar em 8.12 milhões de toneladas, com a exportação atingindo 1.4 milhão de toneladas, e alta de 22% sobre o ano anterior, segundo dados da Safras. A previsão é de que 2.65 milhões de toneladas sejam disponibilizadas para a fabricação de biodiesel, com aumento de 2%. O consumo interno deve crescer 5% para 6.89 milhões de toneladas, contando o uso para o biocombustível.

 

Fonte: Agência Safras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp