A safra mundial de arroz beneficiado deve chegar a 480.72 milhões de toneladas, de acordo com relatório do USDA. O número representa aumento em relação à safra 2014/15 (478.73 milhões de toneladas) e 2015/16 (470.89 milhões de toneladas).
“Conclusão: o Mundo está com uma previsão de safra cheia para o Arroz em 2016/17”, disse o economista e produtor Gilberto Pilecco. Ele destacou ainda algumas particularidades do último relatório do USDA.
“Na Índia, as chuvas acima do normal no mês de maio encorajou os produtores, mas a maioria vai aguardar as monções mais consistentes para o plantio generalizado. Em Bangladesh iniciou o preparo das terras para as culturas de verão. No leste da China, as chuvas de maio auxiliaram o estabelecimento das culturas de verão, principalmente milho e soja. No sul as chuvas fortes estão beneficiando a produção de arroz e no norte está desfavorável ao amadurecimento do trigo de inverno”, disse.
Pilecco aponta ainda que no sudeste asiático as chuvas foram consideradas “tardias para a primeira metade do arroz, mas encorajadoras para a segunda metade. Na Tailândia, Vietnã e arredores como nas Filipinas as chuvas são animadoras e na Indonésia supriu a capacidade de irrigação para o arroz na estação seca”.
Fonte: Agrolink