Terminou com bons resultados a ação realizada no Egito pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no dia 23 de abril, com o apoio da Embaixada do Brasil no Cairo.
Décimo quinto mercado no ranking de importação de carne de frango brasileira, o Egito foi responsável pelos embarques de 16,6 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano (equivalente a 1,6% do total).
Sucesso de público, a ação contou com a presença de mais de 150 participantes, entre autoridades, importadores, jornalistas, entidades de consumidores e outras representações do mercado egípcio.
Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre a qualidade e os diferenciais que fazem da carne de frango do Brasil líder global, especialmente, no mercado islâmico, no qual o país se consolidou como grande produtor e exportador.
Por meio da apresentação de números e informações detalhadas sobre a estrutura e a capacidade produtiva, foram apontadas qualidades que permitem ao Brasil atender aos padrões de cerca de 160 países com os mais diferentes níveis de exigências.
“Nossa mensagem foi ressaltar o Brasil como grande parceiro pela segurança alimentar da população egípcia. Produzimos proteína halal com excelência, certificada e auditada por organizações privadas e pelos governos dos países importadores”, diz Santin.
Segundo ele, “são laços que construímos em décadas de relações com estes mercados, sobre os quais não medimos esforços para preservar”. “Impactados pelos equívocos de divulgação da Operação Carne Fraca, os egípcios, após buscarem esclarecimentos sobre o nosso sistema produtivo e de inspeção de qualidade, reafirmaram a confiança na qualidade dos produtos brasileiros.”
Paralelamente à apresentação, um grande churrasco de carne de aves e de bovinos foi promovido durante o evento.
PROJETOS SETORIAIS
Os projetos setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.
Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.
Em torno de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail isis.sardella@abpa-br.org.
Fonte: ABPA