O escoamento da safra recorde de soja, estimada em mais de 100 milhões de toneladas, entra em seu período mais movimentado neste mês e atinge marcas impressionantes. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil, vem enviando de Mato Grosso para o Porto de Santos um volume equivalente a um navio carregado de grãos por dia.
Essa movimentação ocorre num ano em que o País está se superando na produção e na exportação de soja. Para a safra 2015/2016, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de 101 milhões de toneladas e embarque de 56.75 milhões de toneladas do produto em grão. Em relação a 2014/2015, o primeiro número representa 4.95 milhões de toneladas a mais (aumento de 5%); o segundo, 2.43 milhões de toneladas (4,5%).
Para chegar a esse volume nas exportações, o Brasil precisa exportar uma média de 155.000 toneladas de soja por dia. Em março, um terço desse volume sairá de Mato Grosso, o maior produtor nacional, via ferrovia. Sete comboios de cerca de 80 vagões partem diariamente dos terminais de Rondonópolis e outros dois saem de Alto Araguaia, ambas cidades do Sudeste mato-grossense. Os trens carregam, juntos, perto de 50.000 toneladas de soja, volume suficiente para encher 1.400 caminhões – ou um navio.
Mato Grosso está produzindo 28.5 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Nesta época do ano, o Estado passa a exportar mais de 1 milhão de toneladas por mês, principalmente para a China.
As exportações têm estimulado uma produção cada vez maior de grãos. No caso da soja, aproximadamente três quartos da colheita brasileira devem ser exportados nesta temporada, conforme a Conab. Além das 56.75 milhões de toneladas em grão que estão deixando o País, o setor deve embarcar 15.5 milhões de toneladas de farelo e 1.4 milhão de toneladas de óleo, totalizando 73.65 milhões de toneladas em exportações.
Fonte: Agrolink