Ricardo Santin é o novo presidente da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Mapa

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, foi eleito presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A nomeação foi publicada no dia 12 de maio pela Portaria nº164, junto à nova composição da Câmara.

Eleito por unanimidade, Santin tem extensa trajetória dedicada ao agro do Brasil. Sua missão será a de manter os trabalhos de integração setorial para o fortalecimento dos setores produtivos da avicultura e da suinocultura do País, em um momento especialmente desafiador, frente à crise global gerada pela pandemia da Covid-19.

“A produção de alimentos é prioritária para o nosso País. Garantir o abastecimento e prosperar as exportações são estratégias que vão além do enfrentamento dos impactos da atual crise, tanto pela segurança alimentar brasileira e global, quanto para a geração de emprego e renda nas regiões produtoras”, disse o executivo.

“Por isso, unindo forças com as demais instituições que são membros da Câmara, desenvolveremos iniciativas conjuntas em prol da sustentabilidade setorial”.

Também eleito futuro presidente da ABPA, Santin  é o atual vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, na sigla em inglês), onde atua junto a outros países produtores de aves e suínos e entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Codex e a Organização Mundial de Saúde Anima (OIE).

Advogado e especialista em Processo Civil, com mestrado em Ciências Políticas, Santin integra o Conselho Empresarial do Brics (Cebrics), a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), a seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, e os conselhos de Integração Internacional e da Agroindústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No Ministério da Agricultura, é membro da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais e da Câmara de Aves e Suínos, e participa dos Grupos de Trabalho Ambiental, de Direito de Propriedade e do Comitê Jurídico do Instituto Pensar Agropecuária (IPA/FPA) e do Conselho Curador da Facta.

 

Fonte: ABPA

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp