Representantes de produtores discutem melhorias na agricultura familiar

O secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Natalino Odalkoski, recebeu no dia 17 de fevereiro, em Brasília, o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Luiz Possamai. O encontro teve como objetivo debater projeto de lei de fomento às cooperativas do setor, além de gestão de recursos.

Entre os temas tratados estava a reivindicação por maior participação no fundo destinado às cooperativas de agricultura familiar que é gerenciado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com base em registro no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Esse fundo é proveniente do pagamento de impostos e é revertido a programas de fomento às cooperativas. Além disso, foi solicitado à secretaria, maior apoio junto ao Poder Legislativo para a aprovação de projetos de lei que regulam e incentivam a criação de sociedades cooperativas (PLS 03/2007) e que tratam sobre tributos aplicáveis às cooperativas (PL 3.723/2008 e PLP 386/2008).

Segundo o secretário do Senaes, as reivindicações apresentadas pela organização estão entre as pautas de ação da Secretaria para o ano de 2017. Ele ressaltou, ainda, a importância das ações cooperadas.

“Essas ações são extremamente positivas e estão dando certo. É necessário que, a partir do debate cada vez mais democrático, reforcemos ações que tenham como personagem pessoas em situação vulnerável”, disse.

 

Fonte: Ministério do Trabalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp