Renovação do PACIC consolida México como principal destino de exportações do agro brasileiro na América Latina

O Pacote foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano e manterá tarifa zero para artigos da cesta básica – Foto: Canva

O governo mexicano renovou com o Brasil, no início deste mês, o Pacote Contra a Inflação e a Fome / Paquete Contra la Inflación y la Carestía(PACIC), mantendo exportações de produtos alimentícios brasileiros ao México, a exemplo de proteínas animais como carne bovina, suína e de frango, além de leite, feijão e arroz.

A iniciativa pretende reduzir os impactos da inflação em relação ao poder de compra e controlar a escassez de alimentos nas famílias mexicanas. Como conseqüência, a conquista de mais espaço para produtos brasileiros naquele mercado.

O Pacote foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano e manterá tarifa zero para artigos da cesta básica, fazendo com que famílias do México possam acessar itens da alimentação fundamentais para garantir sua segurança alimentar e nutricional.

Principal parceiro da América Latina

O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, disse aos meios de comunicação que esta é uma grande oportunidade de o Brasil continuar reforçando e intensificando essa tão importante parceria comercial com o México, que importará produtos brasileiros bastante competitivos.

Já o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, enfatizou que ao longo do último ano, o MAPA dedicou grandes esforços para a manutenção da posição brasileira como fornecedor no âmbito do Pacic. “As boas relações entre os países e a sólida parceria construída entre produtores brasileiros e importadores mexicanos indicam que o fluxo de carne de frango e de carne suína do Brasil ao México deverá seguir em ritmo positivo ao longo de 2025, gerando resultados positivos para as duas Nações”.

Com a implementação do PACIC, em 2022, o México firmou-se como um dos principais parceiros comerciais do Brasil, inclusive passando a ser o maior destino dos embarques de produtos do agronegócio brasileiro na América Latina, registrando um aumento expressivo nas exportações. De acordo com a balança comercial brasileira, o Brasil exportou US$ 2,7 bilhões em produtos agropecuários para o país, de janeiro a novembro de 2024.

Por Larissa Machado / larissamachado@sna.agr.br
Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp